NOTÍCIAS

Prefeitura e Parque Tecnológico de Sorocaba apoiam lançamento do programa X-MATH para alunos do Ensino Fundamental – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), é apoiadora do lançamento do programa X-MATH, que compreende um game de realidade virtual e uma plataforma interativa e de formação para professores do Ensino Fundamental. O evento acontecerá nesta quarta-feira (19), às 14h, no auditório do PTS. O programa, que será apresentado aos professores da rede municipal de ensino, foi desenvolvido pelo Instituto Edutech21, que atua com o propósito de ampliar a proficiência dos alunos em Matemática e, assim, propiciar que mais estudantes alcancem carreiras na área da tecnologia. Este é um setor com grande déficit na formação de profissionais, o que deve se aprofundar, ainda mais, nos próximos anos, em função da alta procura.

O X-MATH é pautado nas habilidades matemáticas previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e sua metodologia vai além do conhecimento matemático, prevendo também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. O game foi projetado para que o estudante possa vivenciar a construção de um conhecimento matemático apoiado em ações e resolução de problemas, ressaltando aptidões, como: concentração, agilidade, destreza, colaboração, atitude desafiadora e raciocínio lógico.

“É muito importante para nós, do PTS, sediar um evento que trará tantos benefícios para os alunos, ajudando a despertar, já a partir do Ensino Fundamental, o interesse pela Matemática e por outros conhecimentos da área de Exatas, por meio de jogos que estimulam suas qualidades, preparando-os para um mercado cada vez mais competitivo”, afirma o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara.

Outra característica do Instituto Edutech21 é estimular a participação também das meninas no estudo e no acesso a carreiras das áreas tecnológicas e científicas, em que elas ainda têm menos interesse. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), as mulheres ainda representam apenas 15% dos matriculados em cursos de Tecnologia no Brasil.

O Parque Tecnológico de Sorocaba está localizado na Avenida Itavuvu, 11.777. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo WhatsApp: (11) 93939-9669.

Foto: Secom/Divulgação