NOTÍCIAS

Saiba quais são as UBSs que realizam o Programa de Controle e Tratamento do Tabagismo em Sorocaba – Agência de Notícias

Com a proximidade do mês em que se lembra do Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), destaca as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que realizam o Programa de Controle e Tratamento do Tabagismo em Sorocaba, sendo elas: Nova Esperança, Ulisses Guimarães e Vila Haro. A ação é preconizada pelo Ministério da Saúde na Atenção Básica, tanto na média e alta complexidade.

O tratamento inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e, se necessário, terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva. O programa segue o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Tabagismo (PCDT), que é um documento oficial do Sistema Único de Saúde (SUS). São estabelecidos critérios para o diagnóstico do tabagismo, bem como o tratamento, com uso de medicamentos e outros insumos apropriados, além de acompanhamento dos resultados terapêuticos.

De acordo com o último levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2020, o tabagismo provocou no Brasil um total de 161.853 óbitos; 444.953 novos casos de doenças cardíacas; 52.737 Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC); 26.126 novos diagnósticos de câncer de pulmão, além de 40.261 novos diagnósticos de outros cânceres.

Com isso tudo, os custos médicos diretos chegaram a mais de R$ 50 bilhões, o equivalente a 7,8% de todo o gasto com Saúde no Brasil. “Portanto, é fundamental o trabalho da Atenção Básica de prevenção e tratamento, bem como a conscientização das pessoas, para evitar o consumo de tabaco e o cuidado permanente com a saúde”, salienta o secretário municipal da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.

No Brasil, o PNCT (Programa Nacional de Controle Tabagismo) norteia as ações educativas, legislativas e econômicas desenvolvidas no País e vem gerando uma diminuição da aceitação social do tabagismo, resultando em um número cada vez maior de pessoas que deseja parar de fumar. “Isso evidencia a importância de priorizar a conscientização e o tratamento do fumante, como estratégias fundamentais no controle do tabagismo”, explica o secretário da SES.

Os interessados em ingressar nesse tratamento podem procurar as UBS citadas acima, em seus respectivos horários de atendimento, referindo o interesse pelo auxílio. E, a cada turma nova do programa, a UBS entra em contato com o usuário, informando data e horário para triagem e avaliação.

 

Confira o endereço e o horário das UBSs que atendem ao Programa de Controle e Tratamento do Tabagismo em Sorocaba:

UBS Nova Esperança  

Endereço: Rua Paula Mayer Cattini, 689, Jardim Nova Esperança

Horário: 7h às 17h

UBS Ulisses Guimarães

Endereço: Rua Ferdinando Irineu Corra, 27, Parque Vitória Régia

Horário: 7h às 17h

UBS Vila Haro

Endereço: Rua Aristides da Silva Lobo, 379, Vila Haro

Horário: 7h às 19h