NOTÍCIAS

Novo bairro imperial, Santa Cruz promove evento pelo Bicentenário da Independência – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

O bairro de Santa Cruz -Alexandre Macieira / Prefeitura do Rio

Reconhecido como bairro imperial este ano, Santa Cruz sediará evento do Bicentenário da Independência no sábado (16/07), das 12h às 22h. Por meio da Prefeitura, a Riotur apoia a comemoração com o compromisso de divulgar a história do bairro.

A programação inclui apresentações artísticas, como encenação de “O casamento de Abena”, do grupo “As Mariamas”; número de dança árabe e de maracatu, com o Movimento Baque Mulher, e show do sambista Weber Werneck. A comemoração acontece em frente ao quartel do exército Batalhão Escola de Engenharia Villagran Cabrita.

O título de bairro imperial recupera a memória da importância histórica da região. Hoje, por exemplo, o batalhão próximo ao evento ocupa um espaço que foi frequentado pela corte portuguesa no século XIX: era a Fazenda dos Jesuítas de Santa Cruz, primeira casa de veraneio da família real.

Outro patrimônio do Brasil Império localizado no bairro é o Complexo Arquitetônico da Escola Mixta Dom João, fundado por D. Pedro II em 1885. A escola foi uma das primeiras a aceitar mulheres e filhos libertos de escravizados como estudantes.

São construções como essas que levaram o local a ser legitimado como o segundo bairro imperial do Rio e revelam o potencial turístico dele. Por isso, Santa Cruz é um dos cenários para as comemorações do Bicentenário da Independência.

 

– É a primeira ação cultural no bairro imperial de Santa Cruz que referencia este importante passado e relembra sua história para o público – afirmou Bruno Mattos, presidente da Riotur.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Prefeitura do Rio inicia as comemorações do Julho das Pretas com oficinas e eventos gratuitos

12 de julho de 2022

Licitação para nova Bilhetagem Digital do transporte público da cidade do Rio recebe quatro propostas

12 de julho de 2022

Prefeitura do Rio lança o Pacto pela Juventude para jovens de favelas

12 de julho de 2022

Prefeitura realiza demolição de dez construções irregulares em Copacabana

12 de julho de 2022

Planetário do Rio passa a realizar sessão inclusiva mensal para pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais

12 de julho de 2022

< Voltar