NOTÍCIAS

Prefeitura de Sorocaba realiza entrega de tablets e Chromebooks para a rede municipal de ensino – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), realizou, na tarde desta sexta-feira (8), a entrega de tablets e Chromebooks para alunos e professores da rede municipal de ensino. A primeira unidade escolar a receber os equipamentos foi a E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira”, no Jd. Santo Amaro.

Inicialmente, foram disponibilizados 4.470 tablets e cerca de 3.000 Chromebooks para os professores e estudantes do Ensino Fundamental anos iniciais e finais (1º ao 9º ano). No total da iniciativa, serão beneficiados 33 mil alunos e 2,3 mil professores.

Participaram do evento de entrega o prefeito Rodrigo Manga, o secretário da Educação, Marcio Carrara, o gestor de Desenvolvimento Educacional, Paulo Bruno, o diretor da E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira”, Alex Sandro Lucas dos Santos, servidores da Sedu, servidores do setor de TI (Tecnologia da Informação) da Prefeitura, Luís Eduardo Rocha, representando a empresa que forneceu os equipamentos, além de estudantes, pais, responsáveis e moradores do bairro.

O prefeito Rodrigo Manga falou sobre a importância de levar até os alunos da rede pública municipal equipamentos tecnológicos de ponta e de qualidade, como os que começaram a ser entregues aos alunos e professores. “No início do nosso Governo, muitos duvidaram que entregaríamos esses equipamentos de ponta aos alunos nas nossas escolas, bem como não acreditaram nas reformas, que já estão sendo feitas e concluídas, entre várias outras melhorias tão importantes. Hoje é um dia histórico para Sorocaba, porque estamos tornando realidade ações que vão nos ajudar a elevar, cada vez mais, a qualidade do ensino em nossa cidade. É dessa forma que estamos retomando o orgulho de ser sorocabano”, destacou o chefe do Executivo.

O secretário da Educação, Marcio Carrara, listou uma série de iniciativas da atual Administração Pública que estão sendo realizadas e promovendo uma verdadeira revolução tecnológica na educação, com vistas na valorização do ensino na escola pública de Sorocaba e de todo corpo docente. Foram 17 pontos destacados, entre eles a contratação de 839 profissionais da educação concursados, os postos de vigias, as lousas digitais, a robótica educacional, os kits de raciocínio Mind Lab, que auxiliam no processo de letramento e alfabetização dos alunos, os materiais esportivos, que não eram adquiridos pela rede há mais de oito anos, entre outras medidas relevantes.

“Estar aqui, hoje, como a primeira escola a receber os tablets, é uma grande honra. Por isso, queria agradecer, em nome de toda a nossa comunidade, que abraça todos esses projetos e está muito feliz de ter mais um grande sonho, como esse, realizado”, concluiu o diretor da E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira, Alex Sandro.

O gestor da Sedu, Paulo Bruno, lembrou, ainda, que a tecnologia e a internet já são uma realidade na vida da população e que é fundamental esse avanço alcançar também as salas de aula da rede municipal. “Vimos isso, principalmente, com a pandemia, quando foi preciso encontrar outras formas de mediar o ensino. Agora, é preciso trazer isso para mais próximo dos nossos alunos e professores”, ressaltou.

Antes da entrega oficial dos equipamentos, as autoridades puderam apreciar uma mostra de trabalhos dos alunos da escola, representando robôs e outros recursos tecnológicos, feitos a partir de sucata, materiais recicláveis e, sobretudo, muita criatividade.

Participaram também da cerimônia os secretários de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini; de Governo (Segov), Fausto Bossolo; Jurídica (Sej) e de Administração (Sead), Luciana Mendes; e de Saúde (SES), Claudio Pompeo; além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno. Prestigiaram o ato, ainda, a equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura, elogiada pelo prefeito por seu trabalho à frente de mais esse projeto, que vem permitindo a instalação e o funcionamento de toda essa nova tecnologia nas escolas. A equipe foi representada pelos chefes de Divisão, Abel dos Santos Jr. e Miguel Sant’Ana; pelos chefes de Seção, Gustavo Xisto e Mateus Levi Ferreira, pelo presidente da Comissão de Análise de Compra de Equipamentos e Prestação de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (CATIC), Eric Melo; e pelo coordenador de Projetos de TI, Ítalo Silva.

Mais tecnologia nas escolas

Em outubro de 2021, a Sedu iniciou essa modernização tecnológica, com a entrega de equipamentos de Informática para as escolas da rede municipal. Foram disponibilizados 1.407 computadores, sendo 655 notebooks e 752 desktops, além de 200 roteadores, 65 switchs (equipamento que possibilita a conexão de computadores em rede) e dois controladores de acesso wireless (que administrarão remotamente o acesso dos equipamentos).

Em novembro de 2021, a Sedu adquiriu a plataforma da Google for Education junto à Colaborativa, empresa prestadora de serviço da marca. Trata-se de um conjunto de aplicativos que contribui na interação entre professores e alunos. A ferramenta não é exclusiva para uso durante as aulas, e engloba também toda a comunidade escolar e gestores educacionais, por meio de recursos disponíveis para acompanhamento do ensino, produtividade, gestão de tempo e comunicação.

Ainda, em dezembro do ano passado, foram entregues 50 unidades dos óculos “Orcam MyEye”, com tecnologia assistiva para estudantes com cegueira ou baixa visão. São dispositivos produzidos com fabricação israelense de última geração. O recurso inovador permite transformar textos escritos em descrição de áudio, reconhecer cores, o valor de cédulas de dinheiro e também realizar o reconhecimento facial.

Em janeiro deste ano, por sua vez, foram instaladas 930 lousas digitais em todas as unidades escolares. O dispositivo possibilita, entre muitas outras funcionalidades, visualizar mapas em 3D, aplicar jogos de raciocínio lógico, realizar simulações de experimentos científicos, fazer visitas virtuais a museus e parques, a produção de textos coletivos, entre muitos outros recursos possíveis de exploração.

Fotos: Michelle Alves – Secom