NOTÍCIAS

Confira o calendário misto de vacinação da próxima semana (11 a 15/7) contra Covid-19 e gripe (Influenza) – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), informa o calendário misto de vacinação da próxima semana (11 a 15/7), que imunizará contra Covid-19 e gripe (Influenza), nas 33 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, das 9h às 15h.

O calendário misto de vacinação semanal seguirá com mais datas de aplicação das vacinas contra a Covid-19. Na próxima semana, as vacinas contra a Covid-19 serão aplicadas na segunda-feira (11/7), quarta-feira (13/7) e sexta-feira (15/7), enquanto que as vacinas contra gripe serão disponibilizadas na terça-feira (12/7) e quinta-feira (14/7).

Devido ao fim do período da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, esta vacina estará disponível diariamente nas UBSs, para crianças com idade entre seis e 11 meses.

Covid-19

A vacinação contra Covid-19 para crianças (a partir dos cinco anos), adolescentes e adultos será aplicada nas 33 UBSs, na segunda-feira (11/7), quarta-feira (13/7) e sexta-feira (15/7).

Adultos e adolescentes necessitam apresentar RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida. No caso da pessoa com alto grau de imunossupressão, é necessário apresentar também laudo médico (veja a relação de alto grau de imunossupressão definida pelo Governo do Estado de São Paulo).

No caso das crianças, no ato da imunização, precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e portando a Carteirinha de Vacinação, o documento de identidade e o CPF ou Cartão do SUS, todos estes documentos da própria criança.

Os pais ou responsáveis de crianças com comorbidades ou deficiências devem apresentar igualmente um comprovante da condição de risco delas (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica ou cadastro já existente na UBS).

Para adiantar em até 90% o tempo de atendimento na hora da imunização da criança contra Covid-19, os pais ou responsáveis podem acessar o site: vacinaja.sp.gov.br e efetuar o pré-cadastro. A iniciativa tem como objetivo evitar aglomerações. Quem não conseguir realizar o pré-cadastro da criança, o mesmo poderá ser feito presencialmente na UBS.

Gripe (Influenza)

Na próxima semana, na terça-feira (12/7) e na quinta-feira (14/7), seguirá sendo imunizada toda a população com idade acima de seis meses, além de grupos prioritários, como idosos com 60 anos ou mais; profissionais da Saúde; gestantes e puérperas; população indígena; comunidades tradicionais quilombolas; professores, demais profissionais da Educação e equipe escolar (merendeiras, auxiliares de educação, administrativos, inspetor de alunos, auxiliar de limpeza, entre outros); caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa; pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades (veja a relação de comorbidades definida pelo Ministério da Saúde).

No ato da vacinação, é obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e da Carteira de Vacinação da pessoa a ser vacinada. No caso dos profissionais da Saúde e da Educação, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas e funcionários do sistema prisional também é preciso apresentar comprovante de vínculo empregatício. Já, as pessoas com deficiência precisam igualmente apresentar laudo ou relatório médico.

Arrecadação de alimentos

Haverá, em todas as UBSs participantes da campanha de vacinação, arrecadação de alimentos não perecíveis para a campanha #AFOMENAOEFAKE!, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS). Esses itens serão distribuídos às famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade. A doação é voluntária e aberta a todos que desejarem e puderem contribuir.

Confira, abaixo, o calendário misto de vacinação contra Covid-19 e gripe (Influenza) da próxima semana (11 a 15/7):