NOTÍCIAS

Programa “PTS na Escola” tem continuidade com atividades na E.M. “Dr. Achilles de Almeida” nesta terça (5) – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu) e do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), deu prosseguimento às ações educativas do programa “PTS na Escola”, na tarde desta terça-feira (5). Desta vez, os alunos do 9º ano da E.M. “Dr. Achilles de Almeida” participaram das atividades dessa iniciativa, que leva aulas com foco em Tecnologia até unidades escolares da rede municipal de ensino.

O ônibus itinerante do programa funciona como uma espécie de extensão do Fab Lab (laboratório de soluções digitais e engenharia robótica do PTS), ensinando os fundamentos da Cultura Maker (faça você mesmo), além de proporcionar atividades de lógica, ciência e robótica aos estudantes. O ônibus do “PTS na Escola” já esteve em cinco unidades escolares, desde novembro de 2021.

O secretário da Educação, Marcio Carrara, falou sobre a relevância desse programa nas escolas. “Estamos aproximando os nossos alunos de uma tecnologia cada vez mais presente e necessária à sua formação, de forma lúdica e acessível para essa faixa etária”, falou o secretário.

“Durante o primeiro ciclo do projeto, tivemos um ótimo feedback e todas as escolas participantes, sem exceção, ressaltaram a importância da ação, principalmente no engajamento dos estudantes com as atividades”, comentou a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu Helana Ferraz.

O ônibus já havia estado na E.M. “Achilles de Almeida”, no início do programa e, agora, outros estudantes da unidade escolar tiveram a oportunidade de participar das atividades propostas no contraturno escolar. “Muito além da introdução de recursos tecnológicos no ambiente educacional, se faz necessário desenvolver e estimular os alunos, pois, somente assim, será possível amplificar os avanços científicos e tecnológicos. A nossa missão é capacitar para a construção de uma consciência crítica e participativa em relação ao meio em que se vive”, completou a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu Izaura Mendes.

Fotos: Divulgação