NOTÍCIAS

Blitz de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas é realizada na Zona Norte de Sorocaba – Agência de Notícias

Nesta terça-feira (5), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), a Urbes – Trânsito e Transportes, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) promoveram uma blitz de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas na Rua Jorge Tibiriçá de Piratininga, na Vila Progresso, Zona Norte da cidade. Foram aplicadas, no total, sete autuações.

O objetivo da ação fiscalizatória é coibir a poluição sonora na cidade causada pelos escapamentos de motocicletas, o que gera incômodo e potenciais danos à saúde da população, como estresse, cansaço, dor de cabeça, dentre outros.

Durante a blitz, profissionais da Sema realizaram as medições de ruído em três motocicletas, com o uso do equipamento sonômetro, sendo que uma delas foi autuada por infração ambiental, no valor de R$ 2.784,62 (Lei Municipal nº 11.367/2016). Os agentes de trânsito da Urbes autuaram dois motociclistas por diferentes irregularidades, com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já, a PM avaliou 13 motocicletas e aplicou quatro autuações.

A Prefeitura de Sorocaba disponibiliza, de forma permanente, uma pesquisa on-line para identificar quais são as principais vias da cidade com maior incidência desse tipo de poluição sonora. Os locais são passados às autoridades de segurança para o planejamento das próximas ações. Para participar da pesquisa, basta acessar o formulário no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.