NOTÍCIAS

Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia promove encontro entre alunos da rede municipal e profissionais do setor de games – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Jovens participam de encontro com profissionais do setor de games – Christiane Odara / Divulgação

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) promoveu um encontro entre 100 profissionais que atuam no desenvolvimento de jogos de 10 países do mundo e ocupam as mais diversas áreas no setor, com mais de 100 alunos de escolas municipais, que sonham em ingressar nesse universo e construir uma carreira profissional. O encontro, que também contou com a presença de três ONGs da Comunidade da Rocinha (Lutando Para Crescer, Vivendo um Sonho Surf e Tio Lino), aconteceu na sexta-feira (01/07), na Nave do Conhecimento do Engenhão. Os profissionais são participantes do GameJamPlus, maior maratona competitiva de desenvolvimento de jogos do mundo que tem como objetivo transformar games em negócios.

A Prefeitura do Rio, por meio SMCT, lançou no mês passado a Coordenadoria de Games e E-sports, primeiro órgão no Brasil voltado para a área de games. O objetivo da Coordenadoria é buscar retornos para o município em diversas áreas como turismo, arrecadação, desenvolvimento social, educação, entretenimento, novas carreiras e oportunidades no mercado de trabalho, bem como estimular toda a indústria de games e seu ecossistema.

 

– Temos que fomentar iniciativas como essa e transformar o Rio no polo do setor de game no país. É uma indústria que fatura atualmente mais que a do cinema e da música juntos. Nosso papel é criar políticas públicas que propiciem novas oportunidades para nossos jovens – ressaltou Willian Coelho, secretário municipal de Ciência e Tecnologia.

 

Os jogos eletrônicos não podem ser vistos apenas como entretenimento. Eles funcionam como uma importante ferramenta de inclusão social e educacional, pois estimula a criatividade, memória e atenção nos praticantes.

 

– Sempre tivemos como missão democratizar o universo dos games, além de capacitar talentos ao redor do mundo. Queremos que as crianças e adolescentes que já tenham essa vontade de trabalhar com jogos, saibam que esse universo é muito maior do que se imagina. E o espaço da Nave do Conhecimento é ideal para isso – explica Ian Rochlin, CEO do GameJamPlus.

 

As iniciativas já dão frutos. Matheus Valério, 12 anos, foi um dos destaques do curso gratuito de Desenvolvimento de Jogos, oferecido na Nave do Conhecimento do Engenhão. Junto com os colegas de turma, ele criou um game, e vislumbra no futuro se profissionalizar e ter a chance de atuar nesse setor de jogos eletrônicos como Desenvolvedor de Games e Game Designer.

 

– Sempre quis trabalhar em desenvolvimento de jogos. Por meio do curso da Nave do Conhecimento, eu pude conhecer ferramentas que nunca tinha visto, como o painel intuitivo. Os jogos eletrônicos não são apenas uma diversão. Eles podem me dar um futuro – disse o aluno, morador do Engenho Novo.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Prefeitura do Rio inicia limpeza da Lagoinha das Taxas, nesta segunda

4 de julho de 2022

Secretaria Municipal de Educação promove a XIII Jornada Pedagógica da Educação Infantil

4 de julho de 2022

Prefeitura inaugura Bairro Maravilha no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste

4 de julho de 2022

Prefeitura anuncia obras de reurbanização e dá início à reforma de conjuntos habitacionais na Zona Oeste

4 de julho de 2022

Secretaria da Mulher abre mais de 2.500 vagas para oficinas e cursos de capacitação

4 de julho de 2022

< Voltar