NOTÍCIAS

Professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Sorocaba recebem capacitação voltada ao esporte paralímpico – Agência de Notícias

Professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Sorocaba puderam participar, durante o período de 28 de junho a 1 de julho, de um curso de capacitação promovido pelo Programa de Desenvolvimento Paralímpico do Estado de São Paulo. A ação teve o objetivo de proporcionar a inclusão dos alunos da rede municipal por meio do ensino do esporte adaptado a pessoas com deficiência (PCD).

As aulas da capacitação foram realizadas no câmpus da Universidade de Sorocaba (Uniso), ao longo de quatro dias de estudos teóricos e práticos, em período integral. Assim, os professores participantes da formação tiveram a oportunidade de vivenciar os seguintes esportes paralímpicos: Atletismo, Basquete em cadeira de rodas, Bocha, Ciclismo, Goalball, Parabadmington, Natação e Tênis de mesa. O objetivo é qualificar ainda mais o ensino dos professores sobre cada modalidade esportiva, de acordo com a técnica pedagógica aprendida, sempre levando em conta as especificidades das pessoas com deficiência.

“A ideia principal é de promover a inclusão, por meio das aulas de Educação Física. Assim, todos os alunos podem participar de atividades físicas importantes para o seu desenvolvimento, independentemente da sua condição física”, afirma o secretário da Educação, Marcio Carrara.

A inclusão é um tema que vem sendo trabalhado em diversas iniciativas da rede municipal de ensino. “Tanto a Educação Física escolar, bem como o projeto ‘Eu Pratico Esporte Educacional Escolar’, têm como princípio a educação integral em seus aspectos cognitivo, físico, emocional e social, buscando a inclusão de todos os alunos”, acrescenta a gestora de Desenvolvimento Educacional, Priscila Diogo. O atual programa de capacitação, portanto, vem acrescentar às habilidades dos professores de Educação Física, que também visam trabalhar esses aspectos.

O Programa de Desenvolvimento Paralímpico do Estado de São Paulo resulta de uma parceria entre a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e se volta a dois grandes objetivos. Um deles é conseguir mapear todo trabalho de desporto paralímpico que vem sendo feito nas oito regiões esportivas do Estado de São Paulo. O outro objetivo, além disso, é conseguir qualificar professores e formandos de Educação Física, para que possam aplicar as aulas de modalidades paralímpicas a alunos das redes pública e particular de ensino, nas cidades onde a capacitação tem sido aplicada. “Esse programa teve início em 2021, quando oito escolas do estado de São Paulo receberam as ações de capacitação. Neste ano, foi ampliada para 19 cidades, sendo Sorocaba uma delas. Em cada cidade, uma média de 100 a 120 professores e formandos de Educação Física tem recebido a formação”, afirma Anderson Dias, assessor da Secretaria de Esportes do governo estadual.

Fotos: Divulgação