NOTÍCIAS

Prefeitura de Sorocaba lança aplicativo gratuito para incentivar a adoção responsável de cães e gatos durante “Sorocaba PET Show” – Agência de Notícias

Com a presença de inúmeras famílias, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), lançou, neste sábado (25), durante o evento “Sorocaba PET Show”, no Parque Natural “Chico Mendes”, o “D+ Uma Chance – Adote uma Vida”, um aplicativo gratuito para incentivar e facilitar a adoção responsável de cães e gatos, vítimas de abandono e maus-tratos na cidade, que estão sob os cuidados da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema.

A nova ferramenta tecnológica foi desenvolvida em parceria com a LIGA (Laboratório de Inovação de Games e Aplicativos), do Centro Universitário Facens. “Agradeço a presença de todos que estão aqui, em nosso evento. Não tenho palavras para agradecer à Facens pela doação do aplicativo. Essa parceria com a Prefeitura engrandece, ainda mais, o Município e a causa animal”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, Thiago Santoro, que representou o prefeito Rodrigo Manga, na ocasião.

Por meio do APP, que já está disponível para ser baixado, gratuitamente, para os sistemas Android e iOS, a população tem a oportunidade de conhecer os pets que estão disponíveis para adoção, favoritar aqueles que mais gostar e se candidatar à adoção.

“Esses pets tem muito amor para dar e precisam receber muito carinho e cuidados necessários, que caracterizam a adoção responsável, para que eles não voltem a sofrer mais com um novo abandono”, enfatizou o secretário municipal. A ferramenta também permite que os munícipes saibam a respeito de feiras de adoção e campanhas de vacinação no município. Além disso, os tutores poderão enviar fotos dos animais adotados para o mural do aplicativo.

“Agradecemos a oportunidade de estar ajudando a nossa querida Prefeitura de Sorocaba e toda a população. Estamos à disposição para auxiliar para que a cidade cresça, cada vez mais, e seja ainda mais tecnológica”, destacou o diretor de Negócios do Centro Universitário Facens, Ellis Menasce. Na oportunidade, o representante da LIGA Facens, Lucas Gaspar, apresentou o “D+ Uma Chance – Adote uma Vida” ao público, mostrando as facilidades proporcionadas pelo novo aplicativo.

O “Sorocaba PET Show” contou com inúmeras atrações às famílias sorocabanas, todas voltadas à causa animal, como a feira de adoção do programa municipal “D + uma chance, adote uma vida!”, uma campanha permanente de adoção responsável de animais de estimação, shows musicais, oficina de balões, show de adestramento da Guarda Civil Municipal (GCM), concurso PET, Trilha PET, feira de artesanato, xadrez gigante, pebolim e tênis de mesa, além de uma praça de alimentação com comidas vegetarianas e veganas.

A programação elaborada pela Prefeitura de Sorocaba contou com a parceria de ONGs ligadas à causa animal, como Anjos e Protetores de Sorocaba e Spaso, da Comissão de Meio Ambiente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Sorocaba e da Universidade de Sorocaba (Uniso). Participaram do lançamento os secretários Thiago Santoro (Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal) e Fernanda Burattini (Comunicação), além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, o vereador Fabio Simoa, o diretor de Negócios do Centro Universitário Facens, Ellis Menasce, e o representante da LIGA Facens, Lucas Gaspar.

 

Adote um animal de estimação!

Atualmente, a Seção de Proteção e Bem-Estar Animal abriga cerca de 300 cães e gatos, vítimas de abandono ou de maus-tratos na cidade e, por isso, é necessário sempre encontrar novos tutores que garantam um lar seguro, com todo cuidado e amor a eles. Ao adotar um dos animais, o cidadão assina um termo de responsabilidade de adoção responsável.

Importante destacar que adotar um cão ou gato é assumir uma responsabilidade e jamais pode ser uma ação por impulso, pois os tutores precisam garantir o cuidado necessário a esses animaizinhos por toda a vida. Um cão, por exemplo, pode viver mais de 15 anos, ou seja, ele vai precisar da atenção do seu tutor por muito tempo, como receber carinho, cuidados veterinários, além da necessidade de brincar e passear.

Para conhecer esses animais pessoalmente, basta entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, pelo telefone: (15) 3202-8006. O espaço está localizado na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira.