NOTÍCIAS

Secretaria Municipal de Cidadania celebra o Dia do Refugiado e inicia o evento ’Semana Refúgio em Foco’ – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Dia do Refugiado é celebrado no Rio – Divulgação

A Secretaria Municipal Especial de Cidadania deu início nesta segunda-feira (20/06), Dia Mundial do Refugiado, à Semana Refúgio em Foco. A cerimônia ocorreu no Palácio da Cidade, em Botafogo, e marcou o início das celebrações que serão realizadas até sábado (25/06). Estão programadas atividades culturais e de empregabilidade em diversos pontos da cidade, para a população de refugiados residentes no Rio.

A cerimônia, que contou com a participação de instituições como Mawon – Consultoria para Migrações; PDMIG – África do Coração; ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), UNAERJ (União de Angolanos e amigos de Angola no Rio de Janeiro) e Cores (Coletivos de Refugiados Empreendedores), foi animada pela música da banda Bomoko, formada por refugiados e imigrantes do Congo, de Angola e do Haiti, entre outros países.

Durante a programação do Refúgio em Foco serão realizadas duas feiras transculturais, com exposições artísticas e gastronômicas; além de balcão de empregos; oferta de bolsas de estudos; assessoria jurídica; roda de conversa e serviços como o Restabelecimento de Laços Familiares (RLF), com ligações via satélite para que os refugiados tentem localizar e se comunicar com seus parentes em área de confronto. Todas as atividades têm como objetivo favorecer integração, empregabilidade e cultura.

PROGRAMAÇÃO

21/06 – Feira Cultural Local: Pátio do CASS (Centro Administrativo São Sebastião) Endereço: Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova Horário 10h às 17h. • Participação da Cruz Vermelha Atividades: – Assistência médica direcionada à população refugiada – Restabelecimento de Laços Familiares (RLF) /Telefone via Satélite – Esse aparelho permite que os refugiados tentem localizar e se comunicar com seus parentes em área de confronto. O serviço possui uma rede gerenciada para 270 localidades, com 440 conexões em 99 países, sendo a maioria na África e no Oriente Médio, através de um mix de acessos terrestres, via satélite e internet. • Estarão no pátio, aproximadamente, 20 barracas, nas quais imigrantes e refugiados poderão expor sua arte. A feira terá culinária africana, colombiana entre outras. Países como Venezuela e República do Congo serão representados por artesãos. • Participação artística do DJ Joss Dee.

23/06 – Ação intersetorial no Museu de Arte do Rio Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro Horário: 13:00 às 18:00 • Presença Confirmada: SMTE (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda), SMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), Cruz Vermelha, Comissão da Criança e Adolescente da Câmara Legislativa • Secretaria Municipal de Trabalho e Renda Atendimento: Balcão de empregos • Secretaria Municipal de Assistência Social Atendimento: – Atendimento técnico do CRAS; Identidade Jovem (ID JOVEM); Carteira do Idoso Interestadual; – Orientação sobre emissão de documentação civil (RG, CPF, Certidão de nascimento, entre outros) – Orientação sobre o mundo do Trabalho e inscrições para cursos – Inscrição e atualização de Cadastro único (CAD Único) para programas sociais -Atividades e inscrições para o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (crianças, adolescentes e idosos). • Participação Cruz Vermelha Atendimento: Restabelecimento de Laços Familiares (RLF) /Telefone via Satélite

• Participação Faculdades Simonsen Atendimento: Assessoria Jurídica; Oferta de Bolsas de estudo em cursos e graduação nas modalidades presencial e EAD • Comissão da Criança e Adolescente da Câmara Legislativa

25/06 – Feira Cultural Parque Madureira Endereço: Rua Soares Caldeira, 115 – Madureira Horário: 10:00 às 17:00 • Participarão aproximadamente, 20 barracas, nas quais imigrantes e refugiados poderão expor sua arte. A feira terá culinária africana, colombiana entre outras. Países como Venezuela e República do Congo serão representados por artesãos. • Participação artística do DJ Joss Dee.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Covid-19: Rio aplica reforço em quem tem a partir de 40 anos ou recebeu dose única da Janssen. Veja o esquema

20 de junho de 2022

Comlurb volta a Petrópolis e remove 466,5 toneladas de resíduos em dois dias de atuação

20 de junho de 2022

Família que perdeu casa em área de encosta visita a sede do Flamengo e é recebida pela judoca Rafaela Silva

20 de junho de 2022

Prefeitura do Rio assina convênio para criação de Rede de Cidades Antirracistas

20 de junho de 2022

BRT Seguro prende homem por furto de peças de alumínio na estação Tanque

20 de junho de 2022

< Voltar