NOTÍCIAS

Saae/Sorocaba realiza ação educativa sobre uso consciente das redes de esgoto no Wanel Ville neste sábado (11) – Agência de Notícias

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba realiza, neste sábado (11), às 10h, uma ação educativa sobre o uso consciente das redes de esgoto, no Wanel Ville, bairro da Zona Oeste da cidade. A equipe de Educação Ambiental vai distribuir um material informativo em residências e estabelecimentos comerciais da região, com o intuito de orientar e sensibilizar os moradores sobre o descarte de resíduos, a fim de promover o uso adequado das redes de esgoto.

A atividade faz parte da Semana do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Saae e da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema). Instituída pela ONU, a data tem como objetivo encorajar ações no mundo todo em prol da proteção ambiental e do viver de forma sustentável. Em Sorocaba, o dia faz parte do calendário oficial, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

“Sorocaba tem, hoje, cerca de 1.500 quilômetros de redes de esgoto e, além dos investimentos públicos nas melhorias desse sistema, o munícipe é um parceiro importante do Poder Público, a fim de garantir a integridade das tubulações e prevenir entupimentos e outros problemas”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

A recomendação é que objetos sólidos, como peças de metal, plásticos, tecidos, papel higiênico, preservativos e absorventes, bem como óleo usado no preparo das refeições, entre outros, nunca sejam descartados em ralos, pias e vasos sanitários, a fim de evitar possíveis entupimentos nas redes e o retorno de esgoto nas residências.

A água da chuva também não deve ser direcionada à rede de esgoto que, além de provocar transbordamento do poço de visita, carrega areia e outros sólidos que podem acarretar no entupimento, podendo também, inclusive, ocorrer retorno dos efluentes nas residências. A situação se agrava em períodos de chuvas fortes. O correto é o lançamento da água pluvial diretamente para a rua.

Para mais informações sobre o tema, o Saae/Sorocaba disponibiliza o telefone gratuito: 0800 770 1195 e o WhatsApp: (15) 99850-3936, além do e-mail: [email protected].