NOTÍCIAS

Município terá Dia D de vacinação com a aplicação de doses contra doenças como gripe, sarampo e Covid-19 – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Vacinação na cidade – Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS-RJ) realiza neste sábado (04/06) o Dia D de vacinação. Estarão disponíveis a vacina do sarampo para crianças de seis meses a 4 anos; a da gripe para idosos e demais grupos prioritários da campanha contra a influenza; a da Covid-19 para quem ainda tiver alguma dose em aberto e, nas unidades de Atenção Primária, os demais imunizantes do calendário da criança e do adolescente para atualização da caderneta de vacinação, caso haja algum em atraso.

Mais de 450 pontos de vacinação serão disponibilizados para atender a população, entre unidades de saúde e postos extras, das 8h às 17h. A relação com os endereços dos pontos de vacinação, com informações sobre horários específicos de alguns deles e qual terá a vacina da gripe e/ou a do sarampo e/ou a da Covid-19 estará disponibilizada no site da Secretaria Municipal de Saúde, em www.rio.rj.gov.br/web/sms.

– Sábado é dia de vacinação. Se seu filho está na faixa etária das vacinas do sarampo ou da gripe, se já está na idade de tomar a da Covid-19, mas ainda falta alguma dose, não deixe de levá-lo a um posto de vacinação. O mesmo para idosos, gestantes, puérperas e todas as demais pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para a campanha de imunização contra a influenza. Vacinas salvam vidas e não podemos vacilar com a saúde de quem amamos – diz o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado.

Até o momento, na campanha de vacinação contra a influenza foram aplicadas cerca de um milhão de doses em pessoas dos grupos prioritários listados pelo Ministério da Saúde. A cobertura no momento é de 53% dos idosos; 30% das crianças; 22% das gestantes; 15% das puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). Os dados são constantemente atualizados em https://svs.rio.br/epirio/influenza.html.

Os grupos prioritários para a campanha de vacinação contra a gripe são: idosos a partir de 60 anos; trabalhadores da saúde; grávidas e puérperas; indígenas; pessoas com deficiência permanente (acima de 5 anos); pessoas com doenças crônicas graves não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (acima de 5 anos); trabalhadores da educação; forças de segurança e salvamento; forças armadas; trabalhadores portuários; trabalhadores de transporte rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; caminhoneiros.

A população de crianças na faixa etária indicada para as vacinas da gripe e do sarampo é estimada em 353 mil na cidade. Para a campanha contra o sarampo, a vacina usada é a Tríplice viral, ofertada em dose adicional, independentemente da situação vacinal apresentada. Até o momento, 30% das crianças da cidade foram vacinadas contra o sarampo na campanha.

A vacina contra a Covid-19 será ofertada para atualizar esquemas vacinais de todos os públicos já convocados. Crianças entre 5 e 11 anos são duas doses; adolescentes e adultos a partir de 12 anos devem ter ainda o reforço. Já os idosos com 60 anos ou mais devem receber até a segunda dose de reforço. As informações completas estão disponíveis em https://coronavirus.rio/vacina/.

A SMS-Rio orienta que os usuários compareçam às unidades de saúde, sempre que possível, levando um documento de identificação e a caderneta de vacinação.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Audiência pública sobre o Plano Diretor discute desafios urbanísticos da região central do Rio

1 de junho de 2022

Parque Radical de Deodoro abre inscrição para 1.703 vagas gratuitas em 25 modalidades

1 de junho de 2022

Servidores municipais podem se inscrever para atuar de forma remunerada na campanha antirrábica

1 de junho de 2022

Legado Olímpico: Prefeitura inicia construção de quatro escolas na Zona Oeste com material da Arena do Futuro

1 de junho de 2022

Entorno de São Januário terá interdições para jogo do Vasco

1 de junho de 2022

< Voltar