NOTÍCIAS

6º Mutirão de Empregos Sorocaba tem edição especial “Mês do Trabalhador” e encaminha perto de 1.000 pessoas para o mercado de trabalho – Agência de Notícias

O 6º Mutirão de Empregos Sorocaba, edição especial “Mês do Trabalhador”, realizado nesta terça-feira (31), no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), disponibilizou cerca de 4.000 vagas de empregos no local, o novo recorde até então.

Além das oportunidades de trabalho oferecidas pelo Posto de Atendimento ao Trabalho (PAT) e pelas diversas agências de emprego presentes, em torno de 280 candidatos de inscreveram para cursos rápidos gratuitos de capacitação profissional, disponíveis durante o evento.

A ação foi, mais uma vez, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo (Sedettur), com apoio da Secretaria de Governo (Segov), da Secretaria de Comunicação (Secom) e do Parque Tecnológico.

Ao todo, foram atendidas mais de 1.100 pessoas, com número próximo de encaminhamentos para vagas de emprego, sendo que muitos participantes tiveram mais de uma oportunidade de trabalho oferecidas.

O prefeito Rodrigo Manga esteve no PTS, prestigiando o mutirão, e recebeu, em reconhecimento das agências de emprego da cidade, uma homenagem, com a entrega da medalha simbólica de “Prefeito Trabalhador”. “É com muito orgulho que recebo essa homenagem, ainda mais hoje, um dia de alegria, em que muitos sorocabanos poderão sair daqui com o encaminhamento para vagas de trabalho. O ‘Mutirão de Empregos Sorocaba’ tem o intuito de reunir as vagas disponíveis em Sorocaba e região em um único lugar, facilitando a busca do cidadão que procura uma nova oportunidade de trabalho”, disse o chefe do Executivo sorocabano. Estiveram presentes no mutirão, além do prefeito Rodrigo Manga, o secretário da Sedettur, Robson Coivo, o diretor de área da Pasta, Bruno Santana, o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, o presidente do PTS, Nelson Cancellara, e o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Santos.

“É muito bom ver a força de vontade de todos que estão nesta edição do mutirão, aproveitando a chance de participar de um evento que reúne diversas oportunidades de trabalho em um só local. O mercado está cada vez mais exigente e, além da experiência comprovada em determinada área, é necessário ter curso de especialização, a fim de ampliar, ainda mais, as possibilidades de conquistar a tão aguardada vaga. Por isso, oferecemos também várias capacitações gratuitas durante o mutirão”, comentou o secretário da Sedettur, Robson Coivo.

Eduardo Duarte, de 39 anos, está fora do mercado de trabalho e recebeu o encaminhamento do PAT para realizar uma entrevista de emprego para a vaga de auxiliar de linha de produção. “Estou muito feliz e ansioso para ocupar a nova função. Só tenho que agradecer a Deus e à Prefeitura por essa oportunidade”, relatou.

Já, o candidato a uma vaga de help desk, Walber Martins, de 53 anos, também fora do mercado no momento, igualmente não via a hora de poder atuar no ramo. “A expectativa é a melhor possível e esta colocação se enquadra no meu perfil, pois é uma área em que trabalhei por muitos anos”, comemorou.

“Além das diversas oportunidades de emprego reunidas no local, oferecemos também qualificação gratuita e de rápida aprendizagem, graças às importantes parcerias firmadas com o Sebrae Sorocaba e instituições de ensino da cidade”, relatou o diretor de área da Sedettur, Bruno Santana.

Henrique Soares, de 29 anos, se inscreveu no curso de prevenção de perdas, realizado pela Uniten. “Adoro estudar e, sempre que posso, incentivo alguém a fazer o mesmo, pois todo conhecimento nos auxilia de alguma forma. Além disso, aumenta nossos meios de evoluir na profissão e alcançar nova posição ou recolocação no mercado de trabalho”, considerou.

Fotos: Michelle Alves – Secom