NOTÍCIAS

Tropeada será recepcionada em Sorocaba neste sábado (28) para o Desfile – Agência de Notícias

Após oito dias de viagem a cavalo e quase 350 quilômetros de estrada, partindo de Itararé (SP), a comitiva da Tropeada Itararé-Sorocaba 2022, formada por pessoas de diferentes cidades do Estado de São Paulo, chega a Sorocaba neste sábado (28). O prefeito Rodrigo Manga recepcionará o grupo, por volta de 13h, na ponte de acesso que liga Sorocaba a Araçoiaba da Serra, localizada na Estrada José Ribeiro Leite, e seguirá com eles até o Clube União Recreativo Campestre, no Jardim Guadalajara, onde eles farão o pouso.

A comitiva passou pelos municípios que constituíram a Rota Sul do Caminho das Tropas (Itararé, Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, Itapetininga, Sarapuí, Araçoiaba da Serra e Sorocaba), relembrando e celebrando a importância do tropeirismo para o desenvolvimento do Estado de São Paulo e do País.

Já, na manhã seguinte, domingo (29), a partir das 9h, eles participarão do tradicional Desfile dos Tropeiros na cidade, que, neste ano, se une à 2ª Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE!, para celebrar a 55ª Semana do Tropeiro. A concentração será às 8h30, no Clube União Recreativo Campestre, com destino ao Parque das Águas, no Jardim Abaeté, onde haverá uma grande festa, passando em frente ao Monumento ao Tropeiro, próximo à Santa Casa de Misericórdia, na Avenida São Paulo, local onde o grupo receberá a costumeira benção.

O objetivo da Prefeitura de Sorocaba, ao promover esse importante evento, é resgatar a cultura Tropeira do município, mantendo viva a memória a respeito da participação da cidade no desenvolvimento do Ciclo do Tropeirismo, além de arrecadar alimentos para a campanha #AFOMENAOEFAKE!, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS).

“Convidamos todos a prestigiarem este grande evento de resgate ao Tropeirismo em Sorocaba, que é uma das tradições da nossa cidade. Queremos unir a memória da nossa história à solidariedade, por meio da campanha #AFOMENAOEFAKE!”, destaca o prefeito Rodrigo Manga. Tanto no Clube União Recreativo Campestre, quanto no Parque das Águas, haverá postos de arrecadação de alimentos não perecíveis para a iniciativa social.

O início do Tropeirismo na cidade ocorreu por volta de 1.750, com o registro de animais no município, o que transformou Sorocaba em passagem de tropas xucras ou arreadas. Como consequência desse evento, eram realizadas as famosas Feiras de Muares, que, normalmente, tinham duração de dois meses. O tropeiro era responsável pela circulação de produtos destinados à exportação e pelo abastecimento das regiões interioranas.

O Desfile dos Tropeiros e a 2ª Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE! serão realizados por meio das secretarias municipais do Gabinete Central, Cultura (Secult), Governo (Segov), Comunicação (Secom), Serviços Públicos e Obras (Serpo), Cidadania (Secid) e Fundo Social de Solidariedade, com o apoio da Urbes – Trânsito e Transportes, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar, incluindo a sua Cavalaria Montada.

Desfile dos Tropeiros e 2ª Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE!

No domingo (29), às 9h, os cavaleiros e muladeiros sairão do Clube União Recreativo Campestre e percorrerão um trajeto de 12,2 km pelas seguintes vias da cidade de Sorocaba: Rua Francisco Paulo Braion, Avenida Dr. Armando Pannunzio, Avenida Gal. Carneiro, Praça 9 de Julho, Avenida Moreira César, Rua Cesário Mota, Rua São Bento, Rua XV de Novembro, Ponte Francisco Delosso, até chegar na Avenida São Paulo, em frente ao Monumento ao Tropeiro para a tradicional benção, repetindo o trecho que era percorrido pelos tropeiros nos séculos passados.

O Monumento ao Tropeiro foi oferecido a Sorocaba em seu 3º Centenário, pelo Conde Francisco Matarazzo Júnior, em reconhecimento à cidade que o acolheu e foi berço das grandes atividades industriais da família Matarazzo. Durante 150 anos, os tropeiros fizeram a ligação de Sorocaba com o Brasil, transportando mercadorias nos lombos dos animais e semeando cidades. Sorocaba foi a sede dos tropeiros e das Feiras de Muares.

Na sequência, o grupo seguirá pela Rua Padre Madureira, Avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, Rua Mário Thame, Ponte Salomão Pavlovsky, Avenida Dom Aguirre, chegando no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, por volta das 12h. Lá, os participantes poderão conferir uma grande festa, com exposição de fotos e diferentes artigos tropeiros, além da apresentação da Orquestra de Violas “Zé Franco” e do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fronteira Aberta.

Poderão participar comitivas e todos aqueles que desejarem com seus animais. A orientação é que os animais estejam com sela e demais equipamentos necessários para a cavalgada, com todo zelo e segurança. Será proibido participar do evento com cavalo magro ou machucado. Os animais deverão estar com ferradura e freio. Não poderá ser utilizada espora ou chicote, sela sem baixeiro, charrete com som alto, bem como consumir de bebida alcóolica no momento do desfile. Também será proibido esbarrar o cavalo. Mais informações pelo telefone: (15) 99722-2205.