NOTÍCIAS

Projeto Inserir chega à segunda edição com exposição no Centro de Arte Hélio Oiticica – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Diego aponta para sua foto na exposição no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica – Divulgação

A segunda edição do projeto Inserir, com trabalhos fotográficos de 35 acolhidos em abrigos da Prefeitura do Rio, foi aberta na manhã desta quarta-feira (11/5), no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), a exposição reúne trabalhos realizados em oficinas fotográficas itinerantes, com cenas do espaço urbano carioca, numa maneira inovadora de geração de renda para essas pessoas que viviam em situação de rua e hoje estão em processo de reinserção social.

 

– É com enorme carinho que agradeço o trabalho de todos os profissionais da Assistência Social, verdadeiros anjos que nos tiraram do papelão. A cultura liberta, meu trabalho hoje é trazer meus irmãos de rua para esse projeto. Graças a ele, me reinseri socialmente e ajudo minha mãe a se tratar no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial, da Secretaria Municipal de Saúde) – afirmou Diego Augusto Souza dos Santos, de 31 anos, autor da foto com o garoto prestes a mergulhar nas águas da Baía de Guanabara, diante do Museu do Amanhã.

 

Diego ficou em situação de vulnerabilidade na rua por um ano, o mesmo período acolhido no Albergue Martin Luther King Jr. O fotógrafo amador é hoje vendedor da revista Traços RJ, publicação cultural e informativa que, por meio de parceria da SMAS com outros órgãos, é vendida de forma ambulante pela população vulnerável, como forma de adquirir autonomia social e financeira.

 

– Conseguiu emprego e voltou a morar com a família depois de participar da oficina – contou Rosana de Souza e Silva, diretora do Albergue Martin Luther King Jr.

 

Os fotógrafos profissionais Claudia Poggio, Fernando Maia e Marcos Custodio dirigiram as oficinas e suas fotos foram projetadas digitalmente na exposição. As dos acolhidos foram impressas em papel e estarão à venda durante a exposição, que vai até 11 de junho. Depois, poderão ser adquiridas pelo e-mail [email protected].

 

– Esse projeto possibilita qualificação e empregabilidade a partir da retomada da autoestima – definiu a secretária municipal de Assistência Social, Maria Pucú.

 

As cenas do universo urbano que os amadores captaram durante o andar nas ruas em perambulações fotográficas encontram correspondência com o que o artista plástico Hélio Oiticica propõe como “poetizar o urbano”, em que as ruas “são o pé calçado pronto para o delirium ambulatorium renovado a cada dia”, atestou o curador do Projeto Hélio Oiticica, César Oiticica Filho, atual diretor artístico do Centro Municipal de Arte.

Em breve o projeto Inserir ganhará a parceria do projeto Yoga de Rua, que há sete anos leva a prática de ioga para pessoas em situação de rua, em reuniões que também contam com leituras, conversas e lanches, em locais como Aterro do Flamengo e Praça Paris, na Glória.

 

– A ioga é uma prática coletiva que proporciona conhecer o estado natural da nossa mente. Ela nos permite caminhar com nossos próprios pés – explicou o instrutor André Pereira, que conduziu uma sessão da prática para os presentes à abertura da exposição.

 

A primeira edição do projeto Inserir foi lançada em fevereiro deste ano, com 26 acolhidos. As oficinas fotográficas itinerantes e exposições periódicas continuarão sendo realizadas, gerando renda para pessoas que estão saindo da situação de rua. Outros fotógrafos profissionais que quiserem participar podem se inscrever na plataforma prefeitura.rio/voluntario. Nesse momento, são necessárias novas câmeras para a expansão do projeto. As duas edições foram feitas com apenas três câmeras.

A Assistência Social contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, que cedeu os espaços para a realização das duas exposições.

Compartilhe

Categoria:

  • 11 de maio de 2022
  • Marcações:

    Notícias

    Guardas prendem homem flagrado com faca do tipo peixeira no Centro

    11 de maio de 2022

    Serviço 1746 na Pista comemora o primeiro ano de realizações com mais de três mil atendimentos

    11 de maio de 2022

    Túnel Santa Bárbara será fechado, no sentido Catumbi, para manutenção de rotina

    11 de maio de 2022

    Prefeitura anuncia retomada de construção de quatro novas unidades escolares na Zona Oeste

    11 de maio de 2022

    Secretaria da Mulher inaugura pontos de amamentação Espaços de Leite

    11 de maio de 2022

    < Voltar

    Fonte: prefeitura.rio/assistencia-social-direitos-humanos/projeto-inserir-chega-a-segunda-edicao-com-exposicao-no-centro-de-arte-helio-oiticica