NOTÍCIAS

Programa “HumanizAção” realiza limpeza de ruas e recolhe inservíveis na região central da cidade nesta segunda-feira (18) – Agência de Notícias

As equipes do programa “HumanizAção deram prosseguimento aos trabalhos diários, ao longo desta segunda-feira (18) e, ainda pela manhã, realizaram a limpeza de ruas na região do Terminal São Paulo e o recolhimento de materiais inservíveis deixados nas calçadas por pessoas em situação de rua, higienizando as vias e garantindo o bem-estar da população que frequenta a localidade.

A ação contou com a participação das equipes da Secretaria da Cidadania (Secid), por meio de sua Coordenadoria de Combate ao Álcool e Outras Drogas, e da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), além do apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sorocaba, da Urbes – Trânsito e Transportes e da Guarda Civil Municipal (GCM).

“Essa iniciativa é muito importante para garantir o bem-estar de quem transita por esses locais. É uma questão também de saúde pública, prevenindo a proliferação de pragas e a transmissão de doenças. A ação foi realizada com sucesso e os comerciantes e as pessoas que atuam na região agradeceram ao verificar o resultado”, relatou o coordenador de Combate ao Álcool e Outras Drogas, Alexandre Vieira.

 

Abordagens sociais

 

Durante o dia e no período noturno desta segunda-feira, as equipes especializadas ainda realizaram 44 abordagens sociais a pessoas em situação de rua, em 12 pontos diferentes da cidade, sendo que 16 delas aceitaram acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS).

Foram percorridos os seguintes locais: Praça Cel. Fernando Prestes, Rodoviária, Praça Dom Tadeu Strunck, proximidades do Cemitério da Saudade, Rua Claudio Furquim, Avenida Nogueira Padilha, Rua Leopoldo Machado, Rua Adolfo Grizzi Santos, Rua Newton Prado, Avenida Afonso Vergueiro, Avenida Itavuvu e Rua Imperatriz Leopoldina.

No SOS, são atendidas as necessidades mais urgentes das pessoas acolhidas, com a oferta de alimentação completa e saudável, banho quente, roupas limpas e local para o pernoite. Sempre que preciso, também é feito o encaminhamento para serviços de saúde.

O “HumanizAção” é realizado, sempre de forma integrada, por equipes da Secretaria da Cidadania, juntamente com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas, da Controladoria Geral do Município e do SOS, com o suporte da GCM e da Urbes.

A população pode colaborar com o programa, informando os locais onde haja pessoas em situação de rua necessitando de auxílio, pelos telefones: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid) ou, também, pelos números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285. Ainda, é possível doar alimentos não perecíveis ao programa. Basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), pelo telefone: (15) 3238-2503.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/programa-humanizacao-realiza-limpeza-de-ruas-e-recolhe-inserviveis/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=programa-humanizacao-realiza-limpeza-de-ruas-e-recolhe-inserviveis