NOTÍCIAS

Sorocaba participa da 1ª ExpoEIOS que auxilia nas ações de inteligência no combate a epidemias – Agência de Notícias

Cidade de Sorocaba foi a única do estado de São Paulo selecionada para apresentar o uso da plataforma Epidemic Intelligence from Open Sources (EIOS) em seu trabalho desenvolvido pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), representada pelo setor de Vigilância em Saúde e pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS Sorocaba, participou, na quarta-feira (23), da ExpoEIOS – 1ª Mostra Nacional de Experiências no Uso da Plataforma EIOS, realizada em Brasília (DF).

A exposição foi promovida pelo Ministério da Saúde do Governo Federal e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), contando com representantes de 11 localidades brasileiras. Sorocaba foi a única cidade do estado de São Paulo selecionada para apresentar o uso da plataforma Epidemic Intelligence from Open Sources (EIOS) em seu trabalho desenvolvido pelo CIEVS Sorocaba.

O Centro de Informações Estratégicas é uma demanda da Vigilância em Saúde, vinda do Governo Federal, após a implantação do programa Vigiar SUS, em outubro de 2020, que visa fortalecer e modernizar a área de vigilância e resposta em saúde. Para auxiliar no trabalho de coleta de informações, o programa de inteligência EIOS vem sendo recentemente adotado por municípios brasileiros. Em Sorocaba, as atividades tiveram início em dezembro de 2021.

A plataforma EIOS, utilizada em escala mundial, trabalha como uma ferramenta que detecta precocemente indícios de risco à saúde. Com esse auxílio, a verificação, avaliação e comunicação do risco à saúde pública são feitas pelo setor do CIEVS. Essas informações possibilitam a coleta de dados epidemiológicos, colaborando na tomada de decisões rápidas, com o intuito de evitar a proliferação de possíveis doenças.

Sorocaba possui, atualmente, dois membros do CIEVS treinados no sistema EIOS. A enfermeira da Rede Municipal, Patrícia de Paula Oliveira, que é uma delas, participou da ExpoEIOS, representando o município. “A ideia é que consigamos detectar, com base nas informações captadas, algum eventual problema de saúde que possa impactar na nossa cidade e nos anteciparmos, tendo à disposição dados suficientes para a tomada de decisões”, explica Patrícia. Nesse sentido, as ações poderão ocorrer de forma ainda mais rápida, se necessário, acionando os serviços da Vigilância Epidemiológica, da Vigilância Sanitária e da Defesa Civil, por exemplo.

O evento alcançou visibilidade nacional e internacional, mantendo conexão direta com a base da plataforma, localizada na Suíça. Contou, ainda, com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do secretário nacional da Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, além da diretora do Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde, Daniela Buosi, e de representantes da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde).

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-participa-da-1a-expoeios/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=sorocaba-participa-da-1a-expoeios