NOTÍCIAS

Somente neste ano, programa “HumanizAção” já proporcionou retorno ao lar para 324 pessoas em situação de rua em São Paulo e outros estados – Agência de Notícias

As ações do programa “HumanizAção” são realizadas diariamente, em diferentes pontos da cidade, oferecendo às pessoas em situação de rua serviços essenciais, como alimentação, cuidados de higiene, acolhimento e pernoite. No entanto, o propósito principal desse trabalho é dar a esse público a oportunidade real de mudança de vida, como, por exemplo, o retorno ao lar, sempre que isso é possível e desejado pela pessoa.

Somente neste ano de 2022, o “HumanizAção” já proporcionou a volta à família de origem para 324 pessoas em situação de rua. Isso acontece tanto para aqueles que têm família em Sorocaba, bem como em outros municípios. Dessa forma, a Secretaria da Cidadania (Secid) já encaminhou aos seus lares cidadãos de cidades, como: Itapetininga, Cerquilho, Campinas, Itu, Jundiaí, Conchas, Piracicaba, Tapiraí, Tatuí, Presidente Prudente, Porto Feliz, Pilar do Sul, Ourinhos, Iperó, Tietê, Santos, Boituva, Araçariguama, Itapevi, Indaiatuba, Piedade, São Roque, São Miguel Arcanjo e Bofete, todas no interior paulista, além da capital. Alguns ainda retornaram para suas casas em outros estados: Uberaba (MG), Londrina (PR), Curitiba (PR), Maringá (PR), Blumenau (SC) e Garanhuns (PE).

Para o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa, “as ações do ‘HumanizAção’ se tornam tão importantes para as pessoas em situação de rua, a partir das chances reais que oferecem de recuperação e reinserção na sociedade, sendo um dos grandes passos para isso o reencontro com a família”.

Trabalho contínuo

As ações do “HumanizAção” tiveram continuidade nesta segunda-feira (14), com  abordagens sociais especializadas a um total de 60 pessoas em situação de rua, sendo que 34 aceitaram receber acolhimento e os serviços prestados no SOS (Serviço de Obras Sociais), onde tiveram acesso a refeições completas, banho quente, roupas limpas e pernoite.

Foram percorridos os seguintes pontos: Praça Cel. Fernando Prestes, Avenida Afonso Vergueiro, Avenida Moreira César, Avenida Itavuvu, proximidades do Cemitério da Saudade, Alameda dos Batatais, Rua Catalunha, Rua Granada, Rua Gregório Ramos dos Santos, Alameda Itaporanga, Rua Artidoro Mascarenhas e Rua João Batista Machado.

Participam dessas operações equipes formadas por profissionais da Controladoria Geral do Município, da Secretaria da Cidadania (Secid) e de sua *Coordenadoria de Combate ao Álcool e outras Drogas*mais o SOS, com o suporte da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes.

Pessoas interessadas em ajudar podem informar os locais onde haja pessoas em situação de rua necessitando de auxílio. Os telefones para contato são: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid) e, ainda, pelos números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285.

Além disso, quem quiser colaborar doando alimentos não perecíveis, basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 3238-2503.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/somente-neste-ano-programa-humanizacao-ja-proporcionou-retorno-ao-lar/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=somente-neste-ano-programa-humanizacao-ja-proporcionou-retorno-ao-lar