NOTÍCIAS

Equipes do “HumanizAção” localizam homem de Itapetininga que estava desaparecido – Agência de Notícias

Durante as ações do programa “HumanizAção”, na última sexta-feira (11), as equipes de trabalho prestaram atendimento a um homem, de 39 anos, natural de Itapetininga, que estava em situação de rua e entre aqueles que aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). No local, ele teve acesso a todos os serviços que são oferecidos pela instituição, como alimentação completa, cuidados de higiene e acomodação para o pernoite. Além disso, no dia seguinte, sábado (12), o diretor de Área da Secretaria da Cidadania (Secid), Luís Guilherme Antunes Caniello, que atua junto às equipes, conseguiu identificar que esse homem era o mesmo que a família tinha dado como desaparecido e realizava esforços de busca para encontrá-lo, contando com apoio na divulgação das mídias sociais e da imprensa.

A partir dessas informações, toda a equipe se empenhou em conseguir contato com a família. Tão logo esta foi comunicada, alguns dos membros da família providenciaram a vinda até Sorocaba, para reencontrar e levar de volta o homem atendido pelas equipes do “HumanizAção” de volta para casa.

“É muito importante ressaltar a necessidade do acolhimento, que realizamos todas as noites em Sorocaba, e a relevância de fazer esse trabalho, de forma integrada entre as equipes. Com certeza, tudo isso fez a diferença na vida dessa pessoa, que pode ser encontrada por nós, acolhida e também retornar para a família, que viveu o alívio desse reencontro”, descreve a assistente social do SOS, Talita R. Silva, que participou das ações. “É uma alegria muito grande para toda a equipe quando um caso tem um final feliz, como esse. E um estímulo a mais para continuarmos com o nosso trabalho diário”, completa o diretor de Área da Secid.

 

Mobilização contínua

As ações de abordagem social do “HumanizAção”, de fato, não param e tiveram prosseguimento neste sábado (12), quando um total de 32 abordagens a pessoas em situação de rua foram feitas, sendo que 12 delas aceitaram receber acolhimento no SOS, onde tiveram acesso a todos os serviços e cuidados oferecidos, incluindo o pernoite.

Foram percorridos os seguintes pontos da cidade: Praça Cel. Fernando Prestes, Praça da Vila Helena, Rodoviária, Jd. Guadalupe, Centro Esportivo da Vila Gabriel e Avenida Nogueira Padilha.

As operações do “HumanizAção” são realizadas diariamente por equipes formadas por profissionais da Controladoria, da Secretaria da Cidadania (Secid) e do SOS, com o suporte fundamental da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras e da Urbes – Trânsito e Transportes.

Quem tiver interesse em contribuir com esse importante trabalho social pode informar os locais onde haja pessoas em situação de rua e necessitando de auxílio. Os telefones de contato são: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid) e, ainda, pelos números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285.

Além disso, quem quiser colaborar doando alimentos não perecíveis, basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 3238-2503.

Fotos: GCM/Divulgação

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/equipes-do-humanizacao-localizam-homem-de-itapetininga-que-estava-desaparecid/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=equipes-do-humanizacao-localizam-homem-de-itapetininga-que-estava-desaparecid