NOTÍCIAS

Projeto sobre relações étnico-raciais marca formatura de alunos da E.M. “Prof. Dirceu Ferreira da Silva” – Agência de Notícias

Na semana passada (15), foi realizada a formatura dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da E.M. “Prof. Dirceu Ferreira da Silva”, localizada no bairro Caguaçu, na Zona Norte da cidade.

A cerimônia de celebração da passagem dos estudantes para um novo ciclo foi marcada pelo tema “Africanidades”. A escolha do mote, conta a diretora da escola, Fabiana Jochi, foi em razão de um projeto sobre relações étnico-raciais que foi trabalhado, durante todo o ano letivo, na unidade. Vestidos com roupas temáticas, alunos e professores fizeram uma apresentação de coral e de dança africana, com a presença dos familiares e de convidados.

O tema foi abordado de diferentes formas com as crianças ao longo do ano, seja em oficinas, bate-papos e produções textuais, com o objetivo de valorizar a cultura afrobrasileira e promover o respeito às diversidades. “Agradeço imensamente toda a equipe da E.M. ‘Prof. Dirceu Ferreira da Silva’ pela excelência e o comprometimento com a educação dos nossos alunos”, destaca Fabiana Jochi.

O projeto contou com a participação de representantes da Secretaria da Cidadania (Secid) e de outros órgãos, como o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Sorocaba.

Além de celebrar essa importante conquista das crianças, foi realizada igualmente a formatura dos alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar (PM), sob a coordenação do instrutor Jaime Tadeu.

As atividades do Proerd consistem em aulas de uma hora, uma vez por semana, com instrutores capacitados, por meio de cursos da Polícia Militar, que abordam temas socioeducativos, cuidados com a saúde, empatia e alteridade (compreensão do outro).

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/projeto-sobre-relacoes-etnico-raciais-marca-formatura-de-alunos-da-e-m/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=projeto-sobre-relacoes-etnico-raciais-marca-formatura-de-alunos-da-e-m