O Rio de Janeiro é uma das 55 novas cidades da Rede de Cidades Criativas da Unesco. O anúncio foi feito na terça-feira (31/10), Dia Mundial das Cidades. A capital fluminense foi designada pela Diretora-Geral da Unesco, Audrey Azoulay, representando a área criativa da Literatura, em reconhecimento do sucesso na candidatura organizada pela Secretaria Municipal de Cultura.
A chancela confere lugar de destaque à cidade no cenário internacional ao reconhecer as suas históricas tradições literárias. Tal reconhecimento, equiparado ao registro de patrimônio mundial, atrairá investimentos, iniciativas empresariais e turismo, garantindo uma maior visibilidade internacional ao Rio após o endosso da Organização das Nações Unidas.
A Rede de Cidades Criativas da Unesco tem como objetivo facilitar a cooperação internacional mútua entre as cidades-membros comprometidas com o investimento na criatividade como motor de desenvolvimento urbano sustentável, inclusão social e cultural vibrante. A chancela é permanente.
As novas cidades foram reconhecidas pelo seu compromisso em aproveitar a cultura e a criatividade como parte das suas estratégias de desenvolvimento e por apresentarem práticas inovadoras no planejamento urbano centrado no ser humano.
A Rede conta agora com 350 cidades em mais de cem países, representando sete áreas criativas: Artesanato e Arte Popular, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes Multimédia e Música.
As recém-designadas Cidades Criativas serão convocadas para a Conferência Anual da UCCN 2024, que acontece de 1º a 5 de julho, em Braga, Portugal. A Conferência terá como tema “Trazendo a Juventude à mesa para a próxima década”.
Outras chancelas
Esse ano, o Rio foi escolhido como a primeira cidade brasileira e lusófona a receber o título de Capital Mundial do Livro, um reconhecimento também concedido pela Unesco em virtude da excelência de seus programas de promoção do livro e leitura.
A Cidade assumirá esse prestigioso papel a partir de 23 de abril de 2025, quando é celebrado o Dia Mundial do Livro. Neste ano, o Rio será encarregado de fomentar a literatura e coordenar o evento. Já em 2024, a Prefeitura do Rio inicia a preparação e as primeiras ações como cidade capital.
O Rio também se juntou ao Fórum Mundial de Cidades de Cultura, rede que engloba mais de 40 municípios, incluindo Londres, Nova York, Tóquio e Buenos Aires, e fez bonito em sua estreia durante o Fórum Mundial de Cidades de Cultura, que ocorreu em São Paulo neste mês.
Categoria: