A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, em parceria com o Fluminense Football Club, realizou uma ação pelo fim da violência contra a mulher, neste domingo (8/10), no jogo contra o Botafogo, no Estádio Maracanã. O clube das Laranjeiras disponibilizou 30 ingressos para mulheres que frequentam equipamentos municipais. O objetivo foi fazer uma campanha de conscientização do enfrentamento à violência contra a mulher, promovendo a igualdade de gênero.
Para conscientizar os torcedores no enfrentamento à violência de gênero, a Secretaria da Mulher adesivou o estádio do Maracanã com frases da campanha “Tem Saída 24h! Disque 1746”. O material traz todos os informativos dos serviços e auxílios financeiros disponíveis para quem venha sofrer ou esteja em situação de violência. Além disso, o vídeo da campanha “Tem Saída 24h! Disque 1746” foi exibido no telão do estádio, no início e durante o intervalo do jogo.
Durante o intervalo da partida, a Secretária das Mulheres, Joyce Trindade, entrou em campo ao lado de 30 mulheres assistidas pela Secretaria da Mulher carregando a faixa “Futebol Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres Tem Saída 24h!”. Para Joyce Trindade, combater a violência contra as mulheres é um compromisso de todos.
– A parceria com o Fluminense é fundamental para conscientizar a nossa população de uma temática tão importante. Enfrentar a violência contra as mulheres é uma responsabilidade de toda a sociedade. Agradeço ao Fluminense pelo espaço e pela parceria. O nosso compromisso é transformar esse cenário que afeta milhares de famílias – disse Joyce.
A ação também aconteceu com o futebol feminino do time tricolor. Antes do clássico no Maracanã, as jogadoras do Fluminense entraram em campo para enfrentar o Flamengo pelo Campeonato Carioca Feminino, em Laranjeiras. As atletas também exibiram a faixa “Futebol Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres Tem Saída 24h!”, antes do jogo que teve início às 10h.
A campanha “Tem Saída 24h! Disque 1746” começou no Réveillon 2023, em Copacabana, e já foi realizada nas estações de BRT e, nas praias do Arpoador e Recreio dos Bandeirantes, com o slogan da campanha passando de avião. Também foi realizada nos bares do polo gastronômico da Praça da Bandeira e no Estádio Nilton Santos.