NOTÍCIAS

Motoboys e motoristas do transporte escolar fazem ato no Paço Municipal favorável e em agradecimento à liberação de tráfego em vias do BRT

 

Motoboys e motoristas que operam no transporte escolar, incluindo representantes de entidades organizadas que atuam nesses setores, realizaram um ato, no estacionamento frontal do Paço Municipal de Sorocaba, na manhã desta quinta-feira (5), manifestando-se a favor e em agradecimento à medida do Executivo Municipal, em liberar o tráfego de motos e veículos escolares nos corredores rápidos do Sistema Bus Rapid Transit (BRT). O prefeito Rodrigo Manga participou da iniciativa, junto de vereadores e secretários municipais.

“É uma iniciativa em favor da mobilidade urbana, para agilizar deslocamentos, sempre com a devida prudência desses trabalhadores, que contribuem muito para a sociedade. Mais do que isso, criamos, agora, um grupo de trabalho com integrantes dessas categorias, mais a Ouvidoria Geral do Município, para analisarmos outras demandas e providenciar mais soluções que atendam a esses públicos”, comentou o prefeito.

Também marcaram presença no ato os secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Alexandre Caixeiro (segurança Urbana – Sesu) e Fernanda Burattini (Comunicação – Secom; mais o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; os vereadores Caio Oliveira, Fausto Peres e Fábio Simoa; a presidente Dalva Fernandes e o vice-presidente William Martins, da Associação do Transporte Escolar de Sorocaba e Região  (Asteser); o presidente do Sindicato dos Condutores Escolares de Sorocaba e Região (Sinceser), Edvandro Marques, e o presidente da Associação dos Motoboys de Sorocaba e Região, Alex Antunes Rodrigues.

“Essa nova regulamentação é uma conquista. Nos anos de 2012, até a chegada do BRT, o tráfego de vans pelas vias rápidas já era permitido. Os condutores escolares ganham tempo e agilidade no dia a dia, utilizando essa faixa”, comentou o presidente do Sinceser.

“Além dessa vitória, há outras demandas e os condutores escolares têm, agora, a possibilidade de explorar publicidade no vidro traseiro das vans. Também buscamos, em outras esferas de governo, a isenção do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que já está em pauta”, complementou a presidente da Asteser.

Para o presidente da Associação que representa os motoboys na cidade, o diálogo entre as partes envolvidas foi fundamental para viabilizar essa melhoria na mobilidade da categoria e definir futuras ações. “Há seis anos, tivemos esse mesmo pedido negado. A nossa determinação, inclusive, é que os motoboys sempre respeitem as regras de trânsito. Todos têm a ganhar”, disse.

A Semob alerta que abusos e irregularidades no trânsito continuarão sendo fiscalizados pelos agentes de trânsito e via videomonitoramento, mesmo sem a necessidade de abordagem do condutor, com punição aos infratores por meio de autuação. Os corredores de trânsito de ônibus rápido em Sorocaba são monitorados por câmeras, as quais são operadas pela empresa BRT, cujas imagens também são acessadas pelos agentes do Centro de Controle Operacional da Semob.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *