A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV), realizou uma ação social no calçadão de Campo Grande nesta segunda-feira (02/10) para celebrar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado domingo (01/10). A população recebeu gratuitamente orientação jurídica, atendimento social, esclarecimento sobre os direitos da pessoa idosa, auxílio com isenção de documentos, aferição de glicose e pressão arterial, vacinação e auriculoterapia, entre outros serviços.
Neste 1º de outubro também foi celebrado o 20º aniversário do Estatuto da Pessoa Idosa, que regulamenta os direitos garantidos às pessoas de 60 anos ou mais desde 2003, por meio da Lei 10.741.
Para Jurema Soares, de 75 anos, a ação enfatiza a necessidade de celebrar e valorizar as pessoas idosas:
– É realmente emocionante estar aqui hoje. À medida em que envelhecemos, às vezes podemos nos sentir esquecidos ou negligenciados. Mas eventos como este nos lembram que somos valorizados e que nossa experiência de vida é valiosa.
A ação incluiu ainda atividades físicas e de dança do Projeto Vida Ativa, bem como a apresentação da oficina de percussão da Casa de Convivência Carmen Miranda (Penha). A secretaria contou ainda com o Núcleo Especial de Atendimento à Pessoa Idosa da Defensoria Pública do Estado, o Núcleo de Assistência ao Cidadão da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, a Ordem dos Advogados do Brasil de Campo Grande e a Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretaria atendeu mais de 500 pessoas na ação social desta segunda-feira, e o secretário Junior da Lucinha ressaltou a importância de proporcionar uma vida digna à população, principalmente a idosa:
– Hoje celebramos o Dia Internacional da Pessoa Idosa com grande alegria e dedicação. Devemos lembrar que essa celebração não deve se limitar a um único dia do ano. Precisamos continuar trabalhando para garantir que as pessoas idosas tenham uma vida digna, acesso a cuidados de saúde e oportunidades para se manterem ativos e engajados. Vamos continuar a construir uma comunidade inclusiva e respeitosa para todas as gerações.
Mês da pessoa idosa
A fatia da população brasileira com 60 anos ou mais atingiu 15,1% em 2022, em contraste com 11,3% uma década atrás, em 2012, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Sudeste registra a maior proporção de idosos, abrangendo 17% da população total. Em alusão à data comemorativa, a Secretaria terá mais duas ações, abertas ao público, durante o mês de outubro, na Gávea e no Recreio.
Serviço:
19/10 às 10h, no eSuites Hotel Recreio Shopping, assembleia descentralizada do COMDEPI-Rio, com palestra sobre os “20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa: Trajetória e Avanços”.
31/10 às 15h, no Museu Histórico da Cidade – “Desfile da C-Idade: Sabedoria Sem Idade – Celebrando a Vida no Desfile da Cidade”, com modelos da Casa de Convivência Naná Sette Câmara. A curadoria será do Eco Moda, pelo estilista Almir França, com participação dos estudantes do SENAI CETIQT.