A exposição “Meio Tom”, do artista sorocabano Marco Aurélio Soares, tem início nesta segunda-feira (2), no Pátio Cianê Shopping. A mostra gratuita traz incríveis obras que remetem à arte rupestre, as quais poderão ser vistas no Bloco B do empreendimento, no Piso 1, até o dia 31 de outubro.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), com o apoio do shopping, a exposição tem como objetivo levar a arte sempre para perto da população sorocabana e valorizar os artistas locais.
Soares é um artista que expressa sua arte de diversas formas, desenhando, pintando, tatuando ou grafitando suportes variados, que vão desde muros até o corpo humano. Suas obras são definidas como um primitivismo psicodélico, que remete à arte rupestre, dita primitiva, promovendo diálogo entre as representações de povos tradicionais de várias culturas que formam a sociedade brasileira atual. A exposição apresenta uma roupagem contemporânea, urbana, adaptada às ruas e em interação com o espaço público de grandes centros, como o de Sorocaba, cidade natal do artista que já abriga outros trabalhos de Soares.
O sorocabano desenvolveu um idioma visual atemporal, simultaneamente pop e arcaico, jovem e ancestral, incluindo estilos art brüt, art naïf, street art e rave culture. A linguagem das obras é uma simbiose que parece apontar que, entre o passado remoto das pinturas das cavernas e a projeção futurista da cyberpsicodelia, há um elo perdido, um link que pode ser encontrado agora e aqui.
“Meio Tom” poderá ser conferida de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h. O Pátio Cianê Shopping está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio.