NOTÍCIAS

Prefeitura reúne expositores da Feira Móvel para avaliação e planejamento mensal

A semana de trabalho dos expositores do projeto Feira Móvel, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), teve início com a reunião mensal de avaliação, planejamento e prestação de contas. O encontro foi realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e contou com a presença de 170 participantes, além do secretário de Desenvolvimento Urbano, Marmuthe Cavalcanti.

A Feira Móvel tornou-se um espaço que fortalece o pequeno produtor, o empreendedorismo criativo e tem contribuído para transformar a vida de muitas pessoas nos últimos seis anos. A cada edição, o evento coloca em destaque produtos do artesanato paraibano; moda sustentável; gastronomia regional; agricultura familiar; brinquedos educativos e sensoriais; entre outros. Uma combinação que tem conectado produtores, artesãos e consumidores, fortalecendo a economia local.

“O apoio e incentivo ao empreendedorismo tem sido uma área de destaque na Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Em 2025, o projeto Feira Móvel teve um faturamento anual superior a R$ 2 milhões, beneficiando 340 expositores com cadastro ativo. Estamos satisfeitos com os resultados alcançados, mas queremos evoluir ainda mais! Por isso, esta reunião mensal de avaliação e planejamento é tão importante, para que todos conheçam melhor os pontos positivos e aqueles que precisam de ajustes, além de relembrar as regras a serem seguidas por todos os participantes”, disse o secretário Marmuthe Cavalcanti.

De acordo com a coordenadora do projeto, Thayara Ferreira, entre as regras principais estão: cumprimento de horários pelos expositores; uso do fardamento da Feira Móvel; abordar os clientes da forma correta; manter o espaço da Feira limpo e organizado, com todas as mesas abaixo da estrutura das tendas; e para quem trabalha com alimentos, deve armazenar corretamente, evitando a comercialização de algum produto estragado.

Atualmente, a Prefeitura de João Pessoa disponibiliza, gratuitamente, toda a parte estrutural para as edições da Feira Móvel, incluindo mesas, cadeiras, tendas e energia elétrica. Para 2026, a expectativa é de crescimento do projeto, com edições ainda mais diversificadas, mantendo a organização e cumprimento das regras estabelecidas e combinadas com os participantes.

Hoje, são aproximadamente 346 expositores cadastrados e 80 na lista de espera, querendo fazer parte da Feira Móvel. “Neste mês de fevereiro iniciaremos a atualização dos cadastros. Vamos aproveitar os próximos meses para fortalecer, recadastrar e deixar todos os expositores alinhados. Só depois dessa fase é que abriremos novas inscrições”, explicou Thayara.