NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Bombeiros de Minas se mobilizam para ajudar famílias carentes durante combate a incêndios em vegetação no Norte de Minas

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) concluiu, nesta semana, a Operação Cochá e Gibão, voltada para o combate a incêndios em vegetação na região do Norte de Minas. Para além do serviço ordinário, a sensibilidade com a situação de algumas famílias levou os bombeiros a organizar uma ação de arrecadação que reuniu aproximadamente 3,5 toneladas em donativos, repassados a 80 famílias das comunidades.

Durante a operação na Base Cochá e Gibão, que faz divisa com a Bahia, as equipes identificaram diversas famílias em situação de vulnerabilidade social. Diante desse cenário, os militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) promoveram uma campanha solidária de arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos, que foram distribuídos às famílias da região.

A ideia surgiu após a ajuda a um jovem com sua esposa e o bebê que estavam com dificuldade de locomoção. A intenção inicial era comprar fraldas para apoiar a família, mas logo a iniciativa cresceu e virou uma campanha, que foi compartilhada com os alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) e com o Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad).  Os militares levantaram os recursos, com a ajuda de parceiros, e as cestas foram montadas.

O momento da entrega dos itens arrecadados foi acompanhado de muita emoção por parte dos militares, como destacado pelo tenente Kleber Eduardo Pesso Gonçalves. “A Operação Cochá e Gibão evidenciou não apenas a eficiência técnica das equipes no combate aos incêndios, mas também o comprometimento humano e solidário da corporação, que se fez presente junto às comunidades mais afetadas”.

O Governo de Minas segue trabalhando para atenuar os desafios das comunidades locais. Até outubro deste ano, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) já enviou 16.625 itens de ajuda humanitária para o Norte de Minas e 28.291 para todo o estado, reforçando o compromisso em atender prontamente os mineiros que enfrentam situações de emergência.

 “O Governo de Minas está sempre muito atento às necessidades da população, atuando de forma preventiva e articulada com os municípios para que o auxílio chegue com agilidade e eficiência a quem mais precisa”, como destacou o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende.

 Base operacional Cochá e Gibão

Desde o início de agosto até o final de outubro, as equipes permaneceram acampadas, focando no combate aos incêndios florestais, orientação à população local e monitoramento via satélite de todo o Norte de Minas Gerais, garantindo resposta rápida e eficiente frente às ocorrências registradas.

A operação contou diariamente com cerca de 11 bombeiros militares e aproximadamente 17 brigadistas contratados pelo CBMMG e geridos pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Além das atividades operacionais, a corporação também realizou palestras em escolas, abordando temas como prevenção de incêndios florestais e riscos do uso indevido do fogo, além de visitas às comunidades da Área de Proteção Ambiental (APA) Cochá e Gibão e a propriedades rurais, com foco na orientação e conscientização da população local.