NOTÍCIAS

Projeto ‘Nefro em Rede’ alcança a marca de mil pacientes atendidos

No período de um mês de atividade, o projeto ‘Nefro em Rede’ já atendeu mais de 1.000 pacientes que aguardavam por consulta na especialidade de nefrologia. A ação é realizada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através da disciplina de Nefrologia do curso de Medicina e do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Policlínica de Jaguaribe.

Os atendimentos do ‘Nefro em Rede’ tiveram início no dia 22 de outubro deste mês e seguem até o mês de fevereiro de 2026. Em seguida, será iniciada a segunda fase do projeto para retorno dos pacientes que necessitarem de acompanhamento com especialista. Ao todo, o projeto busca atender cerca de 2,5 mil pessoas que aguardam por esse tipo de assistência em João Pessoa e em toda a Paraíba.

De acordo com a diretora do Centro Municipal de Nefrologia, Laís Souto, além de atender a uma demanda reprimida de pacientes que precisam de cuidados com a saúde renal, o projeto busca fornecer dados para melhor gestão da fila de pacientes e capacitar profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde para a realização adequada de encaminhamentos.

“Dessa forma, podemos reduzir encaminhamentos desnecessários e permitir que quem realmente precise do cuidado chegue mais rápido às consultas. Essa articulação está otimizando o fluxo dos pacientes e permite identificar aqueles com maior urgência de acompanhamento de retorno”, explicou.

Durante os atendimentos, os pacientes têm acesso a tratamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), que retardam a progressão da doença renal crônica, reduzindo a possibilidade de necessitarem de hemodiálise no futuro. “Ademais, muitos pacientes identificados com necessidade iminente de iniciar hemodiálise nos próximos meses foram encaminhados para a confecção de acessos vasculares e otimização de cuidados, evitando internamento hospitalar quando forem necessitar iniciar o tratamento” destacou Lais Souto.

Nefro em Rede – Com o objetivo de zerar a fila de espera para nefrologia, estão sendo realizados mutirões de atendimentos. Os pacientes considerados em classificação de risco como azul e verde estão sendo atendidos nas quartas e quintas-feiras, com agendamento prévio, sempre na Policlínica de Jaguaribe. Os pacientes de classificação de risco vermelha e amarela estão sendo atendidos aos sábados no Hospital Universitário Lauro Wanderley, também conforme marcação prévia.

Dentro do projeto, o paciente é atendido pelo médico e, caso não tenha exame recente, realiza novos exames e tem consulta de retorno agendada em até 90 dias, para ajuste de conduta e introdução ou otimização de terapia que impacta na progressão da doença renal crônica. Após as consultas do mutirão, os pacientes que necessitarem seguir em acompanhamento serão inseridos na rede assistencial da Secretaria Municipal de Saúde.

Trabalho conjunto – Além da Prefeitura de João Pessoa e UFPB, a iniciativa conta com o trabalho voluntário de médicos nefrologistas, médicos de família e comunidade, 30 médicos residentes de Medicina de Família e Comunidade e 110 estudantes de graduação.