NOTÍCIAS

IFSP lança “Desafio dos 5 R’s” para promover sustentabilidade com criatividade e música – IFSP

 

Desafio musical busca inspirar atitudes sustentáveis com os 5 R’s: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) convida estudantes, servidores, contratados e terceirizados a colocarem a criatividade em ação no “Desafio dos 5 R’s da Sustentabilidade”. O concurso, regido pelo Edital nº 243/2025, é uma iniciativa da Diretoria de Cooperação e Sustentabilidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PRX) e tem como propósito unir arte e conscientização ambiental por meio da música.

A proposta é que os participantes criem um grito de guerra ou uma paródia musical com até quatro minutos de duração, explorando os princípios dos 5 R’s: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. As produções podem ser individuais ou em grupos de até três pessoas, sem restrição quanto ao número de participantes por categoria.

As inscrições estão abertas até o dia 20 de novembro, mediante o envio do vídeo e do termo de cessão de imagem e voz por meio do formulário disponível no edital
. O vídeo deve ser hospedado no Google Drive, e o link inserido no formulário de inscrição.

A votação pública terá início em 20 de novembro, por meio de link que será divulgado posteriormente nos canais oficiais do IFSP. As produções mais votadas pela comunidade serão premiadas em evento virtual, que ocorrerá no dia 9 de dezembro, com a participação de pesquisadores da temática convidados para um bate-papo sobre sustentabilidade

Os prêmios incluem tablets, celulares, smartwatches e pulseiras inteligentes, todos provenientes de apreensões da Receita Federal — parceira do IFSP na ação. Também haverá menções honrosas e certificados para os projetos de destaque.

📅 Cronograma do Desafio

30/10/2025 – Lançamento do concurso e abertura das inscrições

20/11/2025 – Prazo final para envio dos vídeos e início da votação pública

09/12/2025 – Evento virtual de encerramento e premiação

📍 Inscrições e regulamento: acesse o edital completo aqui.
.