Rosi Masiero
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos não tem medido esforços no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Neste sábado (08) aconteceu mais uma edição do evento Operação Casa Limpa, nas regiões sul (Jardim Colonial, Jardim Imperial, Jardim dos Bandeirantes, Nova República e Conjunto Habitacional Elmano Veloso) e na leste (Vila Industrial, Vila Tatetuba, Jardim Ismênia e Conjunto Habitacional Tatetuba).
Maria Elvira dos Santos, moradora do bairro Nova República, deixou louças de banheiros e vasilhames para serem coletados neste sábado.
“Acho muito importante essa ação contra o mosquito, a Prefeitura está de parabéns”, elogiou. Ela espera que o município registre menos casos da doença neste ano.
“Nos temos que ajudar também, para dar certo”, destacou.
Ações de combate à Dengue
Nesta semana, a Prefeitura apresentou um relatório do estoque de medicamentos, insumos e materiais, que conta com um investimento de cerca de R$ 1,3 milhão para a compra dos itens usados no controle e prevenção da dengue.
Também relatou as novas estratégias para evitar uma epidemia este ano, que conta com inovações em tecnologia, destacando-se a utilização de drones para nebulização.
Em parceria com a MCG Laboratórios, a administração iniciou a distribuição de repelentes para a população idosa, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O efetivo de agentes nas ruas foi ampliado, com profissionais municipais envolvidos na implementação de ações contra a dengue no contexto de suas atividades, e com a criação de um comitê de enfrentamento para coordenar essas atividades.
Além disso, a Prefeitura intensificou o fumacê em todos os bairros de São José.
Diariamente, cinco caminhões realizam a nebulização à noite. Durante o dia, é aplicado larvicida biológico em 80 pontos da cidade, como em córregos e rios, para matar a larva do mosquito.
População pode ajudar
Durante o verão, com as altas temperaturas e chuvas, é fundamental que cada morador redobre os cuidados em sua casa. Confira algumas recomendações:
- Evite usar pratinhos embaixo de vasos de plantas.
- Não cultive plantas aquáticas.
- Não acumule entulhos ou lixo.
- Mantenha reservatórios e caixas d’água sempre bem tampados.
- Caso identifique possíveis criadouros, denuncie à Central 156 (telefone, site ou aplicativo).
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde