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15 anos de Pibid no IFSP: programa proporciona vivências aos futuros professores  – IFSP

Licenciandos de todas as áreas podem participar do programa desde o primeiro semestre 

PIBID

“Refletir sobre minha participação no Pibid é recordar as mais lindas e singelas lembranças de um período vivido por mim em meu primeiro ano de graduação”, afirma Heloísa Helena dos Santos Neves, aluna da Licenciatura em Matemática no Campus Araraquara.  

Ela tomou conhecimento sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) logo na primeira semana de aula, participou do processo seletivo e ingressou no que ela chama de “jornada de conhecimento da área docente”. Amparada por uma supervisora, Heloísa assumiu regência no Projeto de Aprofundamento e Nivelamento (PAN), para o qual desenvolveu planos de aula e regências com metodologias ativas, buscando a elevação da autoestima dos alunos e integração entre diferentes turmas. Ela também participou de um podcast e realizou atividades lúdicas com os discentes.  

“Considero o Pibid um marco em minha vida, tanto profissional quanto pessoal. Com toda a certeza, carrego um apreço ainda maior pela profissão docente e pelo processo ensino-aprendizagem. Me sinto extremamente honrada por ter feito parte da edição anterior e, agora, com toda bagagem já angariada, participar desta nova edição composta por novas escolas, vivências e perspectivas”, avalia.  

No último mês de novembro, o IFSP implementou uma nova fase do programa com a oferta de 936 bolsas divididas entre os 50 cursos de licenciatura da Instituição. Todos os licenciandos participantes recebem uma bolsa no valor de R$ 700 da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por um período de dois anos.  

“O Pibid nos faz perceber todas as características do sujeito enquanto pessoas e seus direitos de aprendizagem”, Cauê dos Santos – aluno de Pedagogia

Debora Aversan, coordenadora Institucional do Pibid IFSP, explica que o programa tem exatamente o objetivo de promover aos licenciandos o impacto causado à Heloísa: “é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica”.  

Oferecido no IFSP há 15 anos, o Pibid permite que os licenciandos sintam-se preparados para assumir uma sala de aula e todas as tarefas atribuídas a um professor, é o que garante quem passa pela experiência.  

Maccolin destaca a importância de compartilhar as práticas docentesMaccolin Kevin participou do programa enquanto aluno da Licenciatura em Geografia do Campus São Paulo do IFSP, onde formou-se em 2023. Hoje, é professor de uma escola estadual, na Zona Sul da capital paulista, parceira do Pibid IFSP e professor supervisor do programa no local. “Representa uma oportunidade única de contribuir para a formação de futuros educadores, articulando teoria e prática pedagógica de forma inovadora e transformadora. Acredito que essa experiência será enriquecedora, contribuindo para o fortalecimento do ensino de Geografia como ferramenta para a construção de uma sociedade mais justa e consciente de suas dinâmicas espaciais”.  

Parte dessa maturidade profissional, ele adquiriu enquanto bolsista do programa; por isso, sentiu essa vontade de prosseguir nele: “acredito que seria muito importante compartilhar as práticas docentes que têm dado certo. Essa construção de práticas em educação só é possível com vivências, tentativas e colaboração mútua, e, os resultados positivos, claro, compartilhados com os licenciandos”. 

Bolsas 

As bolsas de iniciação à docência são oferecidas em praticamente todas as áreas de licenciatura do IFSP: Biologia, Física, Geografia, Interdisciplinar Física e Química, Letras, Matemática, Pedagogia, Pedagogia com foco em Alfabetização e Química.  

Todos os alunos matriculados em um desses cursos podem participar do programa, desde o primeiro semestre de ingresso no curso. Para tanto, os interessados devem estar atentos aos editais de seleção. Entre os requisitos estão: apresentar bom desempenho acadêmico e ter disponibilidade de tempo.  

O próximo edital deve ser divulgado no mês de fevereiro de 2025.  

Além dos licenciandos, participam do programa professores das escolas públicas parceiras do Pibid IFSP na função de supervisores, os quais recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 1.100.  

A bolsa de coordenação de área, que é realizada pelos professores responsáveis pelo programa no curso de licenciatura do IFSP, é de R$ 2.000; a bolsa da coordenação institucional é de R$ 2.100.   

Atividades do Pibid 

Os bolsistas do programa devem dedicar, no mínimo, dez horas semanais para as atividades do programa, participar de reuniões de orientações, executar planos de atividades, frequentar a escola parceira indicada para a sua iniciação à docência e apresentar relatórios, entre outras atividades.  

Atividades produzidas durante aula sobre multiculturalismoMas é a possibilidade de pensar em conjunto e criar novas atividades aos estudantes o grande diferencial da ação. “A possibilidade da construção coletiva com todos os participantes do programa, como coordenadores e supervisores, trouxe as experiências mais significativas. Conseguimos, por exemplo, trabalhar metodologias ativas, trazendo o multiculturalismo e a cultura local. O Pibid nos faz perceber todas as características do sujeito enquanto pessoas e seus direitos de aprendizagem”, acredita o licenciando do 6º semestre em Pedagogia do Campus Campos do Jordão Cauê Oldair Ferreira dos Santos. 

O Pibid no IFSP 

O Instituto Federal de São Paulo aderiu ao Pibid em 2007, quando surgiu a proposta dentro da Política Nacional de Valorização do Magistério, com o objetivo de fomentar a ida dos licenciandos às escolas da rede pública de educação básica desde o início da graduação. O programa foi criado e coordenado pela Diretoria de Educação Básica Presidencial da Capes. 

A partir daí, as Instituições de Ensino Superior (IES) constroem seus projetos dentro de cada curso de licenciatura que deseja participar do programa e organizam os Núcleos de Iniciação à Docência (NIDs), explica Debora Aversan, professora de Geografia do Campus São Paulo e membra do núcleo de gestão do Pibid dentro IFSP, ao lado de Marcos Vinícius Ferreira Fernandes e Fernando Schoenmaker, professores de Matemática no Campus Araraquara e de Ciências Biológicas no Campus São Roque, respectivamente.  

O NID é formado pelos coordenadores de área das licenciaturas das IES, pelos professores supervisores das escolas parceiras e pelos licenciandos bolsistas.  

Para que fosse possível a divulgação de um novo edital de seleção dos licenciandos no último mês de novembro, os coordenadores institucionais traçaram um extenso caminho: “ao longo de 2024, foi realizada a construção do projeto institucional, dos subprojetos das licenciaturas, os quais foram avaliados pela Capes, e a articulação com as escolas públicas para a parceria. Depois, demos início ao processo de seleção dos professores supervisores das escolas parceiras, bem como de todos os 936 estudantes bolsistas”, relata Debora.  

Durante esses 15 anos de existência, o Pibid só cresceu dentro do IFSP. Hoje, participam da ação 50 licenciaturas e 39 NIDs formados por 936 licenciandos, 117 supervisores de áreas, mais de 50 coordenadores de área e mais de 100 escolas parceiras.  

 Atividades desenvolvidas pelos bolsistas Pibid junto aos alunos das escolas de educação básica