Desenvolvido no Campus Campinas, o projeto “Menstruei e agora?? Absorvente na hora!!” conquistou o prêmio na categoria Ensino Médio
Com a criação de um distribuidor automático de absorventes individuais, os estudantes Emely dos Santos Rodrigues, Julia Teixeira Ziroldo e Miguel Costa Borges de Lima, do Campus Campinas do IFSP, conquistaram o prêmio Ciência para Todos, uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em parceria com a Fundação Roberto Marinho, para incentivar o desenvolvimento de atividades científicas na rede pública de ensino.
Sob a orientação do professor Edson Anício Duarte, os estudantes desenvolveram um distribuidor automático de absorventes individuais para uso emergencial de alunas e servidoras da escola. Atualmente, o produto é distribuído gratuitamente no campus, mas, quem precisasse,tinha de ir até a secretaria, que fica distante do banheiro, para solicitar o absorvente. Além disso, compartilhar essa demanda com os funcionários pode, para algumas alunas, ser constrangedor. A proposta do grupo busca resolver o problema e facilitar o acesso ao produto no banheiro da escola.
A terceira edição do prêmio mobilizou 180 escolas públicas do estado de São Paulo, desafiando os alunos a identificar um problema da comunidade — à luz de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) —, analisá-lo e, utilizando métodos da ciência, propor uma solução. Antes de submeter seus estudos, os professores e estudantes participaram de jornadas formativas, com orientações sobre o desenvolvimento de projetos de pesquisa e produção audiovisual — o edital previa que as propostas fossem apresentadas também em vídeo.
A proposta dos estudantes do primeiro ano do curso técnico integrado do Campus Campinas se enquadra no ODS 3: Saúde e Bem-Estar, que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. As atividades do grupo foram desenvolvidas no Centro de Estudos e Pesquisas em Inovações e Tecnologias Educacionais (Cepin) do campus.
A cerimônia de premiação aconteceu no dia 6 de novembro, no Museu Catavento, na capital paulista. Os professores e estudantes premiados em cada uma das categorias terão a oportunidade de visitar um centro de pesquisa apoiado pela Fapesp. Os professores proponentes, responsáveis pelos projetos e orientadores das equipes premiadas, receberão também um notebook.
Com informações da Agência Fapesp e do Campus Campinas