A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Extrema, no Sul de Minas, coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), passa a realizar a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
Para emitir o documento, é necessário agendamento prévio, feito gratuitamente nos canais oficiais do Governo de Minas – Portal MG, terminais de autoatendimento e aplicativo MG App.
A Ciptea é um documento com informações de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que contém seus dados e contatos do seu representante legal ou cuidador.
Ao apresentar a Ciptea, o cidadão tem direito a pronto atendimento e prioridade no acesso a serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Além da Ciptea, a unidade oferece outros serviços como emissão de carteira de identidade, atestado de antecedentes criminais e recuperação de acesso à conta Gov.br.
A UAI Extrema está localizada na Avenida Vereador José Ferreira, 41 – Centro.
Solicitação on-line
Os cidadãos que possuem a Ciptea também podem solicitar a alteração ou a renovação do documento de forma on-line, pelo Portal MG Cidadão. O login é pela conta Gov.br, que deve ter selo de verificação Prata ou Ouro para realizar o processo.
Ao entrar no portal, basta clicar na opção “Desenvolvimento Social”, no menu lateral direito, e selecionar o campo “Ciptea”. O próximo passo é clicar em “Alteração/Renovação da Ciptea” e preencher os campos com as informações pessoais solicitadas.
Na sequência, as informações serão enviadas para análise da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG). O usuário pode acompanhar o andamento da solicitação no próprio site e terá um retorno em até dez dias úteis.
A digitalização do serviço, promovida pela Seplag-MG, busca simplificar o processo para a população.