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Secretaria de Infraestrutura atende mais de 15 mil solicitações da população em seis meses

Mais de 15 mil solicitações foram atendidas nos seis primeiros meses deste ano pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) de João Pessoa, que realiza diariamente serviços de manutenção por toda a cidade. Os trabalhos são executados pela Diretoria de Manutenção e Conservação (DMC) e pela Diretoria de Iluminação Pública (Dilup).

A Seinfra realiza diariamente os principais serviços de manutenção como a Operação Tapa-buraco, manutenção de galerias, iluminação pública e terraplenagem. Esses serviços são executados de acordo com as demandas solicitadas pela população por meio do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão.

Para trazer melhor fluidez e segurança ao trânsito e infraestrutura para as vias da cidade, foram realizados diversos serviços para manutenção e conservação do pavimento por meio da Operação Tapa-buraco, que atendeu 1.826 solicitações em 58 bairros da Capital.

A manutenção da iluminação pública, que traz mais segurança aos locais, atendeu 12.592 solicitações de janeiro a junho de 2024. Esse número chega a 92,96% de demandas atendidas, tanto de iluminação convencional como ornamental. Os serviços foram executados em diversos pontos por toda cidade.

Já os serviços na rede de drenagem chegaram a 2.329 trabalhos executados durante os últimos seis meses, entre eles limpeza, desobstrução e recuperação de galerias, recuperação e construção de bocas de lobo e caixas coletoras, reposição de grelhas, tampas de boca de lobo e de poços de visitas (Pvs) e recuperação de afundamento da rede de drenagem. Com isso, foram retiradas 81 toneladas de materiais da rede de drenagem de águas pluviais. Esses trabalhos são importantes para manter as galerias limpas e desobstruídas e evitar alagamentos no período chuvoso.

Para Thiago Lima, morador de Gramame, os serviços de manutenção são muito importantes para a cidade. “Esses serviços que a prefeitura faz são importantes para a cidade e também para nós, que ficamos felizes quando fazemos uma solicitação e ela é atendida. E agora com o aplicativo ficou ainda melhor para solicitar”, destacou.

O diretor de manutenção e conservação da Seinfra, Otto Araújo, explica que esses serviços de manutenção são de grande relevância para a cidade e que são necessárias essas ações diárias para evitar maiores transtornos. “A população é nossa aliada e se torna nossos fiscais, nossos olhos em campo, informando onde existe o problema por meio das solicitações feitas no aplicativo para que nossas equipes possam solucionar rapidamente a demanda”, afirmou.

Como solicitar – A Secretaria de Infraestrutura salienta a importância do cidadão realizar as solicitações por meio do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, pois assim a Seinfra poderá ter conhecimento das demandas da cidade e executá-las com mais rapidez, além do solicitante poder acompanhar o trâmite do pedido no próprio aplicativo. O aplicativo é gratuito e o download pode ser feito nas lojas de aplicativos da Google Play e Apple Store.