A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou, nesta sexta-feira (26/7), uma vistoria nas obras de reforma das escolas estaduais Antônio Carlos de Carvalho e Benjamim Guimarães, localizadas no município de Bom Sucesso, na região Central do estado.
As duas unidades de ensino estão passando por uma série de melhorias, incluindo acessibilidade, pintura dos prédios, ampliação de banheiros e vestiários, e reforma geral, com um investimento total de mais de R$ 2,9 milhões pelo Programa Mãos à Obra na Escola, do Governo de Minas.
Durante a vistoria, a secretária de Estado de Educação em exercício, Geniana Guimarães, destacou a importância dessa entrega, já que as escolas recebem muitos estudantes da zona rural que percorrem em média três horas no transporte escolar e precisam de um espaço acolhedor e inclusivo para o aprendizado.
“A iniciativa de sucesso do governo mineiro está revolucionando não só as estruturas dos prédios escolares, mas também a qualidade do ensino na parte pedagógica. Quando melhoramos as estruturas das nossas escolas promovemos mais inclusão em todos os sentidos e também incentivamos nossos estudantes a permanecerem em sala de aula e estudar”, explicou Geniana.
Escolas Antônio Carlos de Carvalho e Benjamim Guimarães
As duas unidades, coordenadas pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) de São João del-Rei, que estão com as obras a todo vapor, estão sendo revitalizadas para receber os cerca de 1.400 estudantes atendidos nos turnos manhã, tarde e noite, com muito carinho e acolhimento. As escolas oferecem as modalidades de ensino fundamental e médio em tempo parcial e integral, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os espaços estão ganhando uma cara nova, ficando mais modernos, acessíveis e acolhedores.
Mãos à Obra na Escola
O programa Mãos à Obra na Escola foi lançado pelo Governo de Minas em 2019, a fim de revitalizar os prédios escolares e devolver dignidade aos estudantes da rede estadual e servidores que atuam nas unidades de ensino.
Desde a criação, já foram aplicados quase R$ 1,4 bilhão, recursos destinados para atender a 708 municípios mineiros, em todas as regiões do estado. Até o momento, foram atendidas 2.325 escolas da rede estadual, somando um total de 4.987 obras realizadas e em andamento, pelo Programa Mãos à Obra na Escola.