O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) alerta beneficiários sobre fake news em relação ao Censo Cadastral Previdenciário do Poder Executivo, que terminou em abril. Segundo o Ipsemg, mensagens ultrapassadas têm confundido servidores, pensionistas e aposentados.
De acordo com o Ipsemg, os beneficiários devem sempre ficar atento às datas dos comunicados e dos vídeos veiculados em grupos de WhatsApp, já que podem estar com o prazo vencido.
Servidores, pensionistas e aposentados devem sempre buscar informações atualizadas sobre o assunto. Todas as orientações em relação ao Censo Previdenciário estão disponíveis no site do Ipsemg. Além disso, todas as convocações são divulgadas também pelos canais oficiais do Instituto (site e redes sociais @ipsemgonline) e do Governo do Estado.
Fim do prazo
Após 6/4 de 2024, fim do prazo de regularização, há um procedimento em andamento para aqueles que não realizaram o censo. As informações estão disponíveis no site do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais.
Considerando o servidor que está na ativa, a etapa que se segue neste momento, está a cargo das unidades de recursos humanos das secretarias e órgãos fazerem o levantamento sobre a situação funcional dos servidores inadimplentes e repassarem ao Ipsemg. Posteriormente, o Instituto irá encaminhar a listagem para os órgãos de controle. De acordo com o cronograma, no dia 2/9, a Controladoria Seccional informará à Controladoria-Geral do Estado (CGE), as ações correcionais instauradas para sanear as pendências.
Agora, se você é servidor aposentado ou pensionista deve procurar uma unidade de atendimento do Ipsemg, apresentando documento de identificação que conste foto e CPF; comprovante de residência expedido nos últimos 90 dias; preencher Declaração relatando o motivo por não ter realizado o Censo, bem como o Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais e seguir as orientações fornecidas para a atualização de seus dados.
Pensionistas e aposentados impossibilitados de se locomover ou que morem fora do estado devem seguir as orientações para cada caso específico disponíveis na página do Censo, veja aqui.
Vale lembrar que todas as orientações acima só valem para servidores ativos, aposentados e pensionistas vinculados a secretarias e órgãos estaduais do Poder Executivo. Demais Poderes (Judiciário, Legislativo e Ministério Público) ainda serão convocados, tal como foi amplamente divulgado o Censo para do Poder Executivo.
Entenda o Censo
O Censo Cadastral Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Minas Gerais – RPPS-MG foi instituído a partir do Decreto n 48.620, de 26 de maio de 2023, com a finalidade de realizar o levantamento dos dados cadastrais dos segurados e beneficiários e subsidiar a criação, atualização e consolidação do Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios de Previdência Social.