O aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Administração (Sead), foi premiado nesta sexta-feira (21), no Polaris Awards, em Londres. Considerado o Oscar da comunicação política e do setor público, o prêmio destaca o melhor uso de técnicas e tecnologias de comunicação em assuntos políticos e governamentais, e campanhas eleitorais. A ferramenta desenvolvida pela atual gestão tem como lema ‘A cidade e seus serviços em um só lugar’ e permite a todos os usuários o acesso 24 horas por dia à Prefeitura de João Pessoa de forma ágil, segura e sem necessidade de sair de casa.
O aplicativo disputou com mais de 100 outros projetos no eixo de tecnologia como ferramenta digital para governo, ficando com a segunda colocação (prata). A comissão julgadora da premiação avaliou o impacto do aplicativo na cidade e na vida da população pessoense. Através do app, o usuário pode solicitar e acompanhar diversas demandas como a Operação Tapa-Buraco, iluminação, IPTU, Sine, Procon, Saúde, dentre outros, com menos burocracia e mais agilidade. Ele permite também à gestão municipal gerenciar a rotina dos serviços de uma maneira mais eficiente em todas as áreas.
O projeto faz parte de uma política que vem sendo implementada desde 2021 na Prefeitura de João Pessoa sob comando da Sead, visando modernizar a administração pública e informatizar a gestão, apostando na tecnologia como ferramenta para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços oferecidos pelo poder público. O secretário da Administração, Valdo Alves, destaca que a Prefeitura de João Pessoa está entre as mais tecnológicas do País e está implementando este projeto digital que visa também a economia de recursos públicos e a eficiência.
Uso – O aplicativo, desenvolvido pela empresa Cubo Tecnologia, está disponível nos sistemas operacionais Android e IOS, além de ficar acessível também através do site da Prefeitura de João Pessoa, na Plataforma Prefeitura Conectada. Para acessar, é só preencher o número do CPF e a data de nascimento. Todos os serviços possuem campos onde o cidadão pode preencher com o tipo de solicitação desejada e também pode anexar fotos ou vídeos referentes à demanda.