A árvore perto da sua casa está precisando de podagem? Então, basta solicitar à Prefeitura de João Pessoa a realização do serviço. O pedido pode ser feito pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ ou via plataforma 1Doc. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), são recebidas entre 450 a 500 solicitações de avaliações de poda de árvores por mês.
“Uma vez que a Semam recebe o pedido, os técnicos da Divisão de Arborização e Reflorestamento realizam uma vistoria no local e emitem um laudo técnico com orientações sobre o serviço – se deve ser feita poda, tratamento ou mesmo se é preciso a retirada da árvore”, explica o chefe da Diretoria de Controle Ambiental, Anderson Fontes.
O processo de vistoria dura uma semana, contado a partir da solicitação. O laudo técnico é, então, encaminhado para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que executa as podas. O órgão também realiza este serviço de forma rotineira, com podas preventivas e corretivas nas principais ruas e avenidas da cidade a fim de proporcionar mais segurança e bem-estar à população.
“Nós fazemos uma vistoria para observar as urgências. Primeiro vamos até o local da solicitação, classificamos o pedido conforme a situação da árvore e programamos a realização do serviço. Ou seja, os pedidos não são atendidos em ordem cronológica de solicitação”, explica o diretor de Paisagismo da Sedurb, Jair Soares.
É nesta vistoria que a Sedurb classifica se a poda é de responsabilidade da Prefeitura, da Energisa ou do particular em que a árvore está plantada. “Isso porque a Sedurb não realiza serviço em locais privados, somente em áreas públicas”, ressalta Jair Soares.
No caso de galhos tocando a rede elétrica, o cidadão pode fazer a solicitação diretamente à Energisa. “A Energisa já tem a autorização da Semam para realizar o serviço nesses casos específicos. Ela vai lá e retira apenas os galhos que estão interferindo na rede elétrica”, ressalta o chefe da Diretoria de Controle Ambiental, Anderson Fontes.
Porém, após a retirada dos galhos que tocam a fiação elétrica, a árvore vai precisar de conformação da copa, ou seja, precisa ser realizada a poda estruturada. A partir disso, o cidadão pode procurar os canais da Prefeitura de João Pessoa para solicitar o serviço.
Por fim, o recolhimento dos resíduos de poda de árvores é realizado pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que segue um cronograma de limpeza, atendendo as solicitações por bairros.
Quais os canais que a população tem para solicitar a poda de árvores?
Pelo App João Pessoa na Palma da Mão (apenas poda)
- Baixar o aplicativo no celular: João Pessoa na palma da mão;
- Fazer o login com o número do CPF e data de nascimento;
- Buscar (através da pesquisa) ‘PODA DE ÁRVORE’;
- Preencher todos os campos e clicar em ‘SOLICITAR’.
Solicitação de Processo via 1Doc (Poda e Corte)
- Acessar: www.joaopessoa.pb.gov.br;
- Procurar por ‘Prefeitura Conectada’;
- Clicar em ‘Atendimento ao Cidadão’;
- Selecionar a opção: ‘Protocolos’;
- Realizar um cadastro com CPF e email;
- Buscar a opção: ‘SEMAM SOLICITAÇÕES DIVERSAS’;
- Descrever a solicitação e anexar à documentação;
- Clicar em ‘Protocolar’;
- Acompanhar a tramitação pelo ‘MEU INBOX’.