A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriu, nesta quarta-feira (14/2), mais um polo de atendimento para pacientes com dengue na cidade. Dessa vez o local escolhido foi o Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica. Este é o décimo polo aberto no município do Rio. Outros nove pontos estão em funcionamento nos bairros de Curicica, Campo Grande, Santa Cruz, Del Castilho, Bangu, Madureira, Complexo do Alemão, Botafogo e Tijuca para o enfrentamento da epidemia. Todos os polos estão preparados para atender pacientes com dengue das 7h às 19h.
– Hoje inauguramos o nosso décimo polo, com capacidade para atender 120 pacientes por dia. Ao todo, conseguimos ampliar a nossa capacidade de atendimento para mil por dia. A Prefeitura está ampliando muito a rede assistencial devido ao aumento de casos, com os polos de atendimento de dengue. É muito importante que as pessoas com sintomas procurem uma unidade de saúde para fazer uma hidratação adequada e evitar o agravamento dos casos – disse o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz.
Luzenisa Rodrigues, de 47 anos, estava com sintomas desde domingo e, quando soube da inauguração do novo polo perto de casa, buscou atendimento logo pela manhã. Luzenise é moradora do bairro e conhecedora do Super Centro Carioca de Saúde.
– Eu já vim fazer consultas e exames no Super Centro, sei que o trabalho aqui é ótimo. Hoje de manhã fiquei sabendo da inauguração e vim constatar o que eu já sabia: atendimento de primeira. Sempre com muita qualidade.
Diagnóstico e pontos de hidratação
Os polos são preparados para o diagnóstico e tratamento das pessoas com dengue, com pontos para hidratação venosa ou oral, conforme necessidade de cada caso. Pacientes com quadros mais graves e indicação de internação são regulados pela Central Municipal de Regulação e transferidos para leitos dedicados à dengue nos hospitais da rede de urgência e emergência do município. O Hospital Municipal Ronaldo Gazolla (HMRG), em Acari, é a unidade de concentração para a doença, inicialmente com 20 leitos. O HMRG, que durante a pandemia da covid-19 foi referência para o tratamento dos pacientes com quadros mais graves, tem expertise e preparo para passar rapidamente pelas alterações de fluxo necessárias em uma situação de epidemia.
Categoria: