Fotos: Secom
Por: Eduardo Santinon
Durante a “Operação Carnaval 2024”, agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade também atuarão em apoio às equipes da GCM e das polícias Militar e Civil
As forças de segurança que atuam em Sorocaba montaram um cronograma de ações preventivas e integradas para o período de festas de Carnaval na cidade. As ações da chamada “Operação Carnaval 2024” estão programadas para começar nesta sexta-feira (9) e prosseguem até terça-feira (13), envolvendo a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), mais Polícia Militar (PM), Polícia Civil e agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade (Semob).
A estratégia de atuação foi definida durante reunião nesta quinta-feira (8), no 7º Batalhão da Polícia Militar de Sorocaba, que contou com a presença de representantes de cada uma das corporações e instituições participantes. Além das ações de policiamento de rotina, serão três frentes de atuação das equipes: junto aos blocos carnavalescos, blitze com bloqueios em vias estratégicas e iniciativas para coibir casos de perturbação de sossego e “pancadões”.
Segundo as autoridades, a “Operação Carnaval 2024” será realizada nos moldes daquelas colocadas em prática no fim do ano passado, em virtude das festas de Natal e Réveillon, com efetivo ampliado, para atuar de maneira otimizada. Haverá viaturas e equipes fixas, em pontos previamente definidos, sobretudo durante os eventos carnavalescos, bem como guarnições em ronda pela cidade. Além disso, PM e GCM mantêm o patrulhamento preventivo em Sorocaba, ao longo do dia todo.
Nos dias de blocos carnavalescos, a PM estará com equipes de patrulha e a Semob vai interditar temporariamente o trânsito nas vias onde eles vão ocorrer. Dois deles ocorrerão no dia 9 (sexta), sendo um das 20h às 23h na Avenida Afonso Vergueiro, e outro das 20h às 4h, em trecho da Rua Trajano Pires. No dia 10 (sábado) será na Rua Acre, 10, das 17h às 0h; na Rua Padre Luiz, 320, das 15h às 22h30, e na Praça Kasato Maru, das 12h às 22h. Neste último ponto, também haverá bloco carnavalesco nos dias 11 (domingo) e 12 (segunda), das 12h às 22h, da mesma forma que na Rua Duarte da Costa, do número 109 ao 121, nos dias 11 (domingo) e 13 (terça), além de na Rua Hermelino Matarazzo, 50, mas das 15h às 21h. O mesmo esquema atende ao evento solidário que acontece na Avenida Sorocaba, 500, das 8h às 22h, durante todos os dias de Carnaval.
No formato de bloqueios de fiscalização, a chamada “Operação Direção Segura” será realizada pela PM e pela Semob, principalmente nos bairros e principais corredores viários em todas as regiões da cidade. Os policiais estarão munidos de etilômetros, pois o objetivo principal é coibir acidentes de trânsito, entre ouras irregularidades. Ou seja, a recomendação, nesse sentido, é não dirigir alcoolizado.
Em contrapartida, as ações de saturação, para inibir “pancadões” e outras ocorrências de perturbação do sossego, serão coordenadas também pela PM, tendo o apoio da GCM. Elas serão intensificadas a partir das 19h, prosseguindo até as 6h do dia seguinte, durante todo o período de Carnaval. A região do Paço Municipal e do Parque das Águas também receberão atenção especial à noite. Nessas ocasiões, o Poder Público contará com o reforço das equipes da Operação Delegada, aproveitando o efetivo de policiais militares, nos horários livres de escala de trabalho, atuando como agentes do serviço público municipal.
A Semob e a GCM mantém o videomonitoramento permanente do sistema viário da cidade, como forma de adotar medidas imediatas para melhorar a fluidez do trânsito e garantir a segurança. As câmeras estão localizadas em pontos estratégicos, que permitam uma visão panorâmica, para análise ampla do sistema viário e fluxo de veículos, dentre outras situações. São mais de 2.500 câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI) da Semob, por meio de fibra ótica.
Por sua vez, a Delegacia Seccional de Sorocaba vai disponibilizar equipes extras para atuar em demandas relativas ao Carnaval, incluindo no atendimento e registro de ocorrências no Plantão na Zona Oeste. Outra opção para o cidadão é comunicar a ocorrência via Delegacia Eletrônica da Polícia Civil, pelo site: https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/pages/comunicar-ocorrencia.
Todo o esquema da “Operação Carnaval 2024” foi desenvolvido voltado à integração entre as corporações e os setores da Prefeitura, visando ao melhor aproveitamento dos efetivos. O objetivo primordial é a promoção da segurança pública, prevenindo ocorrências durante o Carnaval, proporcionando um ambiente seguro para todos os sorocabanos.
Em caso de emergência, as forças polícias poder ser acionadas pelos telefones: 153 (GCM), 190 (PM) 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).