Ariane Caldas
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
Colaboração do estagiário Daniel Linhares
No ano passado, a Prefeitura de São José dos Campos emitiu 682 documentos da carteira de identificação da pessoa com TEA (transtorno do espectro autista), um avanço na inclusão social para esse público.
Desde o início da ação, em 2021, são 1.593 pessoas com o transtorno que possuem a carteirinha. A iniciativa foi lançada com base na Lei Federal 13.977/2020, que estabelece a emissão do documento.
A carteira pode ser solicitada por meio de um cadastro digital, disponível no site da Prefeitura no ícone Prefbook. O interessado deve preencher os dados e anexar os documentos necessários para validação.
Assistência
A RIA (Rede de Inclusão ao Autista) oferece assistência mais ampla às pessoas com diagnóstico de TEA, por meio de um sistema de informação unificado que possibilita acompanhar o histórico de atividades e a inclusão desses cidadãos em diversos serviços municipais.
Atualmente existem 2.443 pessoas na cidade acompanhadas pela RIA no sistema. O serviço integrado permite o acompanhamento e monitoramento para inclusão social e no mercado de trabalho, ressocialização, promoção de saúde, apoio psicossocial e reabilitação. O objetivo é também proporcionar apoio integral às famílias, por meio de palestras e seminários.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão