A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), dará início no dia primeiro de fevereiro a Campanha do Não É Não! contra o assédio e a importunação sexual dentro da programação do Folia de Rua e Carnaval na Capital. As atividades se estenderão até 14 de fevereiro.
Segundo a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres do Município, Nena Martins, esta campanha já faz parte do calendário do folião pessoense e tem por objetivo prevenir e coibir crimes de importunação sexual e violência de gênero no período carnavalesco.
“Esta é uma campanha nacional, mas que a Prefeitura de João Pessoa, através da SEPPM, vem realizando diariamente na Capital com o objetivo de combater o assédio e a importunação nos transportes públicos e durante os eventos de rua, como agora, acentuamos as atividades junto ao público e ampliamos os canais de proteção às mulheres, buscando conscientizar a população sobre a importância de respeitar o Não”, destacou.
Nena Martins ressalta que, durante o período carnavalesco, ficou definido que, de um a 14 de fevereiro, as equipes da SEPPM estarão nos pontos da folia e outros estratégicos distribuindo material educativo e sensibilizando a população sobre os diferentes tipos de assédio, como identificá-los e denunciá-los junto aos órgãos competentes.
João Pessoa entrou no clima carnavalesco na última sexta-feira (12), com o lançamento das prévias do Carnaval Tradição 2024. A programação, que se estenderá até o dia 12 de fevereiro, ocorre em vários bairros da Capital, com desfiles de tribos indígenas, grupos de maracatu, ala ursas, clubes de frevo e outras manifestações tradicionais da cultura popular. As apresentações acontecem nos finais de semana, de sexta a domingo, com abertura às 19h.
Já a programação do Folia de Rua tem início no dia primeiro de Fevereiro, no Ponto de Cem Réis, com show de Alceu Valença. O evento segue no Via Folia, na Epitácio Pessoa, com apresentação de Bell Marques com o bloco Vumbora e segue até o dia 9, encerrando com Ronaldo Rossi e Tracundum (Cafuçu).