NOTÍCIAS

São José atinge recorde de 82% na redução de roubo de veículos

Celso Gomes


Secretaria de Proteção ao Cidadão

O Governo do Estado divulgou na segunda-feira (27), por meio da Secretaria de Segurança Pública, a atualização de outubro dos indicadores criminais de São José dos Campos. E a cidade confirmou a criminalidade em queda desde 2017, quando foi criado o programa São José Unida, que é coordenado pela Prefeitura e integra todas as forças de segurança.

O índice de roubo de veículos é o mais expressivo na série histórica. De janeiro a outubro deste ano a redução foi de 82,3%, em comparação ao mesmo período de 2016. Há 7 anos a cidade registrava mais de 700 ocorrências, e agora são 124 casos.

No comparativo com 2022, o indicador de roubo de veículos caiu 34,7%. Foram 190 ocorrências registradas de janeiro a outubro do ano passado ante 134 nos dez primeiros meses de 2023.

A maior cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, que tem um fluxo de cerca de 1 milhão de veículos circulando diariamente nas vias e rodovias, vem registrando ao longo deste ano cada vez menos casos de roubos de carros, chegando a 8 ocorrências em agosto.

Homicídios

A redução de homicídios em São José dos Campos também é destaque. Quando se compara o acumulado de janeiro a outubro do ano passado (39 casos) ao do mesmo período de 2023 (com 34), a queda é de 12%.

Os números também mostram uma redução maior no número de homicídios quando comparado ao mesmo período em 2016. Foram 62 casos naquele ano, o que equivale a uma diminuição de 45,2%.

Dados de janeiro a outubro de 2016 e do mesmo período de 2023

Estratégia

Os números são fruto do trabalho integrado das forças de segurança, no programa São José Unida, aliado ao uso da tecnologia do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), que monitora a cidade em tempo real 24 horas por dia, com câmeras de reconhecimento facial, leitura de placas e detecção de movimento de objetos e pessoas, além da dedicação de todos os profissionais envolvidos.

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Proteção ao Cidadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *