A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu) e em parceria com o Conselho Municipal de Educação de Sorocaba (CMESO), a Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria da Cidadania (Secid), o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e Promoção da Igualdade Racial (Compir) e a Comissão de Trabalho Mista da Sedu, realiza a 5ª edição do “Fórum de Educação para as Relações Étnico-Raciais”, neste ano, destacando o tema “Diálogos Entrecruzados: reflexões para as ações da Educação Antirracista”.
A abertura do fórum aconteceu na noite da última quarta-feira (22), no Auditório da Secid, aberta a todo o público interessado. As atividades tiveram prosseguimento na quinta (23) e nesta sexta-feira (24), no entanto, nesses dois dias, no auditório da Universidade Paulista (Unip), restrito aos profissionais da Educação.
No evento de abertura, foram convidadas, como palestrantes, as professoras Joyce Campos e Mila de Paula, da Rede Municipal de Ensino, além da dirigente regional de Ensino do Governo do Estado de São Paulo, Rossenilda Gomes Farias.
“Existe uma relevância muito grande em fazer um evento, como este, dirigido aos educadores da Rede Municipal de Ensino, uma vez que é, na infância, principalmente, que devemos investir os esforços da educação antirracista”, destaca o secretário da Educação, Clayton Lustosa.
Também participaram do evento, compondo a frente de honra, o representante da Comissão de Trabalho Mista da Sedu, Odirlei B. Da Silva; a dirigente regional de Ensino do Estado, Rossenilda Gomes Farias; a presidente do CMESO, Parê Gutierrez; o presidente da Compir, César Augusto de Campos Lima; e a coordenadora de Igualdade Racial da Secid, Viviane Taveira.
“O 5° Fórum iniciou de forma encantadora e trouxe reflexões profundas, a partir da fala forte e significativa de três mulheres que se destacam no âmbito educacional, no município de Sorocaba. Participar deste movimento, como representante da Sedu, na Comissão de Trabalho Mista, é uma oportunidade ímpar”, enfatiza a gestora de Desenvolvimento Educacional, Danila Paschoine Firmino.
“A oportunidade proporcionada por este Fórum é de participarmos de discussões profundas e significativas acerca de uma educação mais inclusiva, justa e antirracista. Trata-se de um encontro de diálogos, ideias e experiências visando à construção do conhecimento e práticas para ações efetivas dentro das nossas escolas”, conclui a gestora de Desenvolvimento Educacional, Tully Vicentin de Almeida.