A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), via o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Núcleo de Educação Permanente (NEP), concluiu, na última semana, o programa de capacitações, realizado ao longo do ano, com uma série de formações sobre Suporte Básico de Vida para profissionais de saúde da rede pública.
Sob coordenação do enfermeiro Thiago Martins de Oliveira, o programa prepara e atualiza, de forma continuada, profissionais da linha de frente para o atendimento de urgência e emergência em unidades municipais de saúde. Ao todo, foram capacitados 835 profissionais, que atuam nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Policlínica e unidades de Urgência e Emergência (PAs, UPHs e UPA) do município.
Durante o treinamento, os profissionais receberam conhecimentos práticos e atualizados sobre o protocolo de atendimento em situações de emergência na Atenção Primária, além das técnicas essenciais para reconhecer e realizar manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), desobstrução das vias aéreas e manobras de desengasgo, tanto para bebes, crianças e adultos.
“Essa foi uma oportunidade única de revisão de conceitos e atualização do fluxo de atendimentos para eventuais situações de emergência entre os usuários das unidades de saúde, qualificando, ainda mais, a assistência prestada pelos profissionais desses serviços”, destaca a gestora e responsável pelo Núcleo de Educação Permanente na Coordenadoria de Educação em Saúde da SES, Tânia Tonet.