NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Vice-governador participa de evento voltado ao debate do desenvolvimento sustentável dos municípios

O vice-governador Professor Mateus participou, na noite desta terça-feira (21/11), da abertura do Delta Fórum 2023, evento organizado pelo Sebrae Minas. Em terceira edição, é considerado um dos principais eventos nacionais voltados ao debate do desenvolvimento econômico sustentável dos municípios.

 

Marco Evangelista / Imprensa MG

Professor Mateus destacou a parceria entre o Sebrae Minas e o Governo de Minas, que contribui para desenvolvimento econômico e social para os mineiros.

“O Delta Fórum mostra o papel da inovação no cenário de empregos. O evento está na terceira edição e podemos ver que os prefeitos estão muito empolgados para essa discussão sobre inovações para o ambiente de produção, para que a geração de empregos possa continuar aumentando em Minas Geras. Somos o estado que mais gera empregos e mais atrai investimentos e os municípios são também peça fundamental para garantir que a gente continue trabalhando para uma economia cada vez mais dinâmica” disse o vice-governador.

Essa edição do encontro reúne prefeitos, vice-prefeitos, secretários, gestores públicos, especialistas e convidados nacionais e internacionais para compartilhar conhecimentos, boas práticas e tendências sobre desburocratização. 

Também governo digital, diversificação econômica, retenção de riquezas, place branding, atração de investimentos, políticas públicas, liderança inovadora, turismo, gastronomia, educação empreendedora, entre outros.

“O Delta Fórum representa oportunidade única para promover reflexão profunda sobre o papel crucial que cada um de nós desempenha na construção de cidades mais propícias para empreender, trabalhar e viver”, disse o presidente do Sebrae Minas, Marcelo de Souza.

Representando os prefeitos mineiros, José Henriques, prefeito de Cataguases, agradeceu ao Governo de Minas por ter criado o programa Minas Livre Para Crescer.

“Nós fomos o primeiro município da microrregião da Zona da Mata a aderir ao decreto da liberdade econômica e isso nos permitiu avançar mais. Isso facilitou a atração de investimentos e fez com que conseguíssemos aumentar a arrecadação, mesmo na pandemia. Com esse facilitador, a gente consegue criar um ambiente favorável”, destacou.

O programa Minas Livre para Crescer é promovido pelo Estado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e tem como objetivo tornar Minas Gerais o estado mais livre para se empreender no Brasil, promovendo mais competitividade e atrativos para se investir, propiciando crescimento econômico e maior geração de emprego e renda.

 

Marco Evangelista / Imprensa MG

Parceria

Reforçando a colaboração com o Sebrae Minas, secretarias do governo do Estado assinaram no Delta Fórum, os Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) para estimular o empreendedorismo e a inovação nos diferentes territórios de Minas Gerais, além de ampliar o acesso a crédito e serviços financeiros para pequenos negócios do estado.

Pela Sede, o acordo é para a realização conjunta do programa Cidades do Futuro.

A iniciativa tem como principal objetivo impulsionar a inovação e a digitalização em municípios de Minas Gerais, por meio do fortalecimento dos ecossistemas de inovação, estímulo às startups e à adoção de marcos de inovação, para a promoção do desenvolvimento de cidades inteligentes.

Pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), acordo para a atuação conjunta no programa Comunidade Empreendedora.

A iniciativa tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo em regiões de baixo dinamismo econômico: comunidades, vilas ou favelas de Minas Gerais. A parceria integra esforços para impulsionar potenciais empreendedores e micro e pequenas empresas nas comunidades participantes. A expectativa é realizar 21 mil atendimentos pelo programa até o final de 2024.

E pela Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), o acordo é para a promoção do mercado de gás natural na região Centro-Oeste do estado. Por meio da parceria, serão realizadas ações para estimular o empreendedorismo e o fortalecimento de pequenos negócios que fazem parte da cadeia produtiva do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *