Já estão abertas as inscrições, on-line e gratuitas, para os interessados em participar do evento de abertura do “5º Fórum de Educação para as Relações Étnico-Raciais”, que terá como tema deste ano “Diálogos Entrecruzados: reflexões para as ações da Educação Antirracista”.
As atividades de abertura do fórum, que são abertas a todos, acontecem na próxima quarta-feira (22), no período das 18h30 às 21h30, no Auditório da Secretaria da Cidadania (Secid), que fica na Rua Santa Cruz, 116, no Centro. O link para as inscrições é: http://abre.ai/dialogos-entrecruzados.
O Fórum é voltado à discussão das relações étnico-raciais e prossegue nos dias 23 e 24 de novembro, no período das 8h às 14h, sendo que, nessas duas datas, será dirigido exclusivamente aos profissionais da Educação convocados. Na ocasião, esse público será recebido no Auditório H da Universidade Paulista (Unip), que está localizada na Av. Independência, 210, no Éden.
O evento é uma realização da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com o Conselho Municipal de Educação de Sorocaba (CMESO), a Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria da Cidadania (Secid), o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e Promoção da Igualdade Racial (Compir) e a Comissão de Trabalho Mista da Sedu.
Para promover esse momento de reflexão, foram convidadas, como palestrantes, as professoras Joyce Campos e Mila de Paula, da Rede Municipal de Ensino, e Rossenilda Gomes Farias, que é dirigente regional de Ensino do Governo do Estado de São Paulo.
“O tema deste ano reflete a necessidade de promovermos diálogos profundos, que ultrapassem fronteiras e barreiras, conectando experiências, saberes e perspectivas diversas. A educação antirracista não é apenas um compromisso, mas uma ação contínua, que exige reflexão, entendimento e, acima de tudo, engajamento prático”, afirma o secretário da Educação, Clayton Lustosa.
A abertura do evento será realizada no auditório da Secretaria da Cidadania, que fica na Rua Santa Cruz, 116, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3212-6900.