A turística cidade de Fronteira, no Triângulo, a 671 quilômetros da capital mineira, está recebendo da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) um investimento de mais de R$ 17,8 milhões. O objetivo é ampliar a capacidade do sistema de abastecimento de água, que irá beneficiar os cerca de 18 mil moradores da cidade.
A previsão é a de que as obras, iniciadas em março de 2022, sejam concluídas no primeiro semestre de 2024.
Desde o início das intervenções, 70 empregos diretos e indiretos foram gerados, contribuindo para a movimentação da economia no município.
Gerente regional da Copasa, Júlio Cézar Silva explica como as intervenções contribuirão para melhorar o abastecimento de água para os fronteirenses. “Teremos mais quantidade de água reservada e também seremos capazes de distribuir esse recurso em maior volume”.
Com as obras, ele aponta que a recuperação do abastecimento ocorrerá de forma mais célere em casos de interrupções para manutenção, melhorias ou emergenciais.
“Moradores que possuem caixas d’água podem nem sofrer os impactos”, ressalta o gestor.
O projeto contempla:
- melhoria e ampliação da elevatória de água bruta – bomba responsável por impulsionar a água do manancial de captação existente, localizado na Usina do Maribondo – Furnas, para a Estação de Tratamento de Água (ETA);
- construção de adutora de água bruta de 546 metros – rede de grande diâmetro por onde a água captada passa até chegar à ETA;
- instalação de dois novos reservatórios, sendo um no bairro Distrito Industrial e outro no bairro Veraneio que, juntos, poderão comportar até 300 mil litros.
Essas unidades são locadas de acordo com critérios técnicos para armazenar a água que é tratada na ETA e direcioná-la às residências por meio das redes de distribuição.
O investimento também será usado:
- na instalação de uma nova elevatória de água tratada – unidade que bombeia a água da ETA para os reservatórios;
- na melhoria e ampliação da capacidade de tratamento da ETA com a construção de cinco novas unidades que compõe o sistema de tratamento de água, assim como reforma de duas existentes;
- na implantação de 26.782 metros de redes de distribuição, entre substituição de redes obsoletas e assentamento de novas, que conduzem a água tratada até os imóveis;
- na implantação de mil transferências de ramais obsoletos e 200 novas ligações – pontos de conexão de casas e prédios às tubulações de fornecimento de água.
Impactos
“Já implantamos 26 mil metros de redes de distribuição, 500 metros da adutora de água bruta e 3,5 mil metros da adutora de água tratada, além de 400 ligações prediais”, detalha a gerente de projetos, Natália Silva.
Segundo ela, algumas interligações das novas redes com as existentes já foram feitas, possibilitando que elas consigam iniciar o seu funcionamento em carga.
Aos poucos, os moradores já estão sendo beneficiados com a melhoria da pressão da água que chega às casas.
Além das redes, dois dos reservatórios já foram instalados no bairro DI, e o outro que atenderá o bairro Veraneio já está em fabricação.
Estão em andamento, também, atividades na estação de tratamento e na captação em Furnas.
“Além da capacidade de tratamento e distribuição, a obra impactará diretamente no processo de tratamento, aumentando ainda mais sua qualidade,” antecipa.
A Copasa assumiu a operação do abastecimento de Fronteira em 1982.
Desde então, a empresa está constantemente mobilizada para melhorar estrutura, levando saúde, bem-estar e qualidade de vida à população por meio do saneamento, cumprindo o propósito de cuidar da água e gerar valor para as pessoas.