O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba participou, nesta quinta-feira (9), do encontro de Boas Práticas – Tecnologias no Atendimento aos Usuários, na sede da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ), no município de Americana (SP).
O chefe do departamento comercial e atendimento ao consumidor, Vinicius Poppst, representando o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow, marcou presença como debatedor. juntamente com participantes de outras cincos companhias de água e esgoto convidadas.
O Saae/Sorocaba apresentou a experiência da instituição nesse tema, como a disponibilização de serviços on-line e a implementação de canais digitais de atendimento, visando à qualidade, agilidade, resolutividade e otimização dos atendimentos.
Um dos fatores que ocasionou o convite foi o reconhecimento do bom serviço prestado pelo Saae/Sorocaba, conforme resultado de pesquisa de satisfação divulgado em setembro de 2022. O nível de satisfação em relação aos serviços prestados à população atingiu a nota geral de 8,4, em pesquisa encomendada pela Ares-PCJ, órgão que regula 69 municípios do Estado. Houve significativa evolução na nota em relação às pesquisas anteriores, também coordenadas pela agência reguladora. Em 2017, a nota da autarquia foi 7,8, ao passo que, em 2020, registrou 7,7. Além disso, a tarifa de consumo de água residencial praticada pelo Saae/Sorocaba está entre as mais baratas do Estado de São Paulo, sendo a segunda menor na Região Metropolitana (RMS).
“Esse reconhecimento e convite só valorizam, ainda mais, Sorocaba e o cidadão sorocabano, que contam com uma Administração que se dedica a cuidar do saneamento e da infraestrutura da cidade, para trazer um atendimento excelente à população”, salienta o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.
Sobre o encontro
O evento, voltado aos prestadores de serviços de saneamento básico dos municípios associados, contou com apresentações de experiências de prestadores convidados na implementação de ferramentas e canais digitais de atendimento.
O objetivo foi expor exemplos e boas práticas dos prestadores, relacionados à qualidade, agilidade, resolutividade e otimização dos atendimentos, com a implementação de canais digitais e serviços on-line, por meio de aplicativos, chatbots, portais do cliente, chats, WhatsApp, entre outros.
Na ocasião, também são apontados os impactos, benefícios e desafios, de modo a estimular a propagação das iniciativas pelos demais prestadores de serviço dos municípios associados.